Conhecendo os painéis e equipamentos elétricos

A tecnologia mudou muita coisa, em setores diferentes. Na indústria, com a automação industrial, o modo como se dá a produção foi transformado, provendo uma melhor produtividade, de uma forma nunca antes vista, com um custo relativamente menor, alta qualidade e acima de tudo, com segurança e agilidade.

Aplica os serviços e métodos da automação industrial, faz com que haja a possibilidade do funcionamento contínuo de sistemas, da forma correta e sincronizada, fazendo com que as diversas máquinas da linha de produção, funcionem de maneira alinhada.

Neste texto, iremos abordar alguns quesitos que envolvem essa automatização no meio industrial, e iremos abordar itens elétricos e como eles contribuem positivamente para o meio em que atuam. Siga conosco, e venha conhecer mais sobre esses equipamentos!

A automação e suas vantagens

Aquelas companhias que aderem a si uma planta automatizada, trazem um leque grande de vantagens, essas que as permitem encarar a competitividade com maior fôlego.

Para se ter essa tecnologia, os processos que envolvem os serviços de automação industrial se iniciam com a identificação das necessidades de cada cliente e empresa. Assim, é possível se realizar estudos específicos e assim montar a planta mais adequada para a aplicação desejada.

Máquinas de fusão de fibra ótica

A Máquina de fusão de fibra ótica são dispositivos utilizados para realizar processos de junção de segmentos, bem como o cabo de fibra optica. Para a ocorrência disto, há a necessidade da introdução deles em condições limpas e clivadas, ou seja, com um corte na ponta da fibra, fazendo um risco em sua casa para, posteriormente, relacioná-la.

O investimento total na instalação desse material pode ser um tanto alto, porém, a Máquina de fusão de fibra óptica agilizará as instalações de serviços gerais de internet e telecomunicação, garantindo assim, uma melhor confiabilidade e segurança de rede.

Painel elétrico de comando

O painel elétrico de comando industrial pode ser definido como um compartilhamento em forma de módulo que é usado para se alocar dispositivos eletrônicos.

Em geral, a Montagem de painéis elétricos é feita em estruturas metálicas, que possuem perfis de dobras que podem ser perfurados ou não, possuindo em chapas ou mesmo portas com sistemas de fecho.

Eles necessitam que sua construção seja realizada em materiais que realmente possam resistir a grandes esforços mecânicos, elétricos ou mesmo térmicos, como também é necessário se atentar a efeitos de umidade que também podem vir a ocorrer de forma normal.

A segurança a ser realizada contra os efeitos da corrosão, necessita ser embasada pelo uso de materiais apropriados para tal, com aplicação de camadas devidamente protetoras que sejam equivalentes sem superfície exposta, levando em consideração às condições de uso e manutenção pretendidas.

Além disso, o painel de controle, comando e montagem necessita que haja uma boa disposição dos circuitos e dispositivos, para que se facilite as operações e manutenções, ainda que este assegure o item para o grau necessário de segurança.

Existem alguns tipos de painéis de comando e montagem, são eles:

  • De distribuição e Sub-distribuição;

  • Centro de controle de motores;

  • Painel elétrico de comando e controle;

  • Elétrico para acionamentos.

Vejamos rapidamente o que são cada um deles:

Distribuição e Sub-distribuição

O quadro de distribuição basicamente é um painel que abriga os fusíveis, os disjuntores e também as unidades de proteção. Ele tem como objetivo e função, distribuir a energia elétrica para diversos circuitos individuais e pontos de consumo.

Este modelo de painel, normalmente, tem como uma única fonte de alimentação de entrada e isto já inclui o seu disjuntor principal e também o dispositivo para a devida proteção de fuga de corrente residual ou terra.

Centro de controle de motores

Estes dizem respeito ao conjunto de uma ou mais seções, estas que são delimitadas a terem um barramento comum de energia e também contém unidades de controle do motor.

De modo mais didático, trata-se do conjunto de diversas partidas de motores, estes contendo inversores de frequência, controladores programáveis e outros dispositivos de medição

Painel elétrico de comando e controle

Esses painéis são utilizados para que se possa controlar uma máquina. Neste caso, os componentes deste painel dependem da máquina em questão que esteja sendo comandada e o tipo necessário de controle.

Painéis elétricos para acionamentos

Similares ao centro de controle de motores, mas se diferenciam, pois contém outras formas de conversores, que tem como finalidade não só acioná-los como também exercer o controles sobre eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *