Conheça os produtos e serviços essenciais dentro da indústria

A rotina industrial é marcada por uma série de produtos e serviços que fazem uma operação industrial acontecer.

Da confecção/soldagem de peças metálicas dentro de um ambiente de Caldeiraria industrial até a logística reversa para tratar os resíduos industriais, há muitos processos conectados.

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que a indústria é um universo de possibilidades. No caso da caldeiraria mesmo, pode-se destacar que é uma das técnicas metalúrgicas com maior relevância dentro dos serviços que são voltados à usinagem.

Assim como as peças são produzidas e moldadas dentro das indústrias, essas empresas também produzem peças e produtos. Com isso, é inevitável a geração de resíduos industriais.

Por isso pensar no processo além da produção em si também é algo essencial dentro de uma indústria. Se interessou pelo assunto? Continue lendo e conheça alguns produtos e serviços essenciais dentro da indústria.

Caldeiraria industrial

Quando as pessoas pensam em uma caldeiraria a imagem de um lugar muito quente e cheio logo vem à cabeça. E a cada dia, a imagem desse tipo de ambiente é transformada.

Na prática, uma Caldeiraria industrial é um ambiente que serve como espaço de um dos processos mais importantes dentro da área de usina. Esse tipo de serviço é fundamental para coisas como:

  • Criação de peças industriais;

  • Confecção de fornos e chaminés;

  • Soldagem de materiais;

  • Criação/acabamento de estruturas;

  • Fortalecimento das técnicas da usina;

  • Criação e soldagem de estruturas metalicas;

Projeto de SPDA

Em caso de descargas atmosféricas ou algum desastre natural, é muito importante que uma indústria esteja preparada para lidar com condições diversas.

Por isso, o investimento no Projeto de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) é algo essencial dentro de uma indústria.

Na prática, esse projeto consiste na criação de estratégias e equipamentos que protegem as linhas operacionais e o maquinário industrial durante situações emergenciais.

Embora o sistema não tenha como evitar as descargas, caso os arredores da indústria ou a própria empresa corra algum risco, os equipamentos do Projeto de SPDA desviam a descarga para o aterro mais próximo.

Ou seja, além de fortalecer a segurança no ambiente industrial, esse dispositivo também ajuda na conservação do maquinário e de todas as renúncias atuais em torno disso.

Gerenciamento de resíduos industriais

De acordo com as resoluções da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, toda indústria precisa ter um planejamento para fazer o Gerenciamento de Resíduos Industriais.

Em indústrias que fabricam pilhas e baterias, por exemplo, esse plano precisa ter medidas que vão desde o armazenamento até o recolhimento dos consumidores e o plano para acabar com isso sem poluir o meio ambiente.

Há várias normas que podem orientar esse processo, mas, de forma geral, planejar um documento de ações para o gerenciamento de resíduos industriais exige respostas como:

  • Como armazenar os resíduos industriais evitando vazamento/contaminação?

  • Como transportar os resíduos industriais perigosos?

  • Como promover a logística reversa com a ajuda de políticas públicas?

Todas essas dúvidas podem ter soluções variadas, dependendo do segmento e dos profissionais que elaboram planos de gestão de resíduos.

Contudo, o investimento na coleta de lixo adequada é uma das saídas mais simples para separação dos resíduos. Algumas cidades já contam com planos de coleta separados e existem instituições que arrecadam pilhas, baterias e outros resíduos industriais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre alguns serviços e produtos essenciais dentro da indústria, uma boa forma de pensar nessas iniciativas na prática é pensar em planos de ação. No tópico seguinte convidamos você a refletir em como dar atenção para esses processos.

Parcerias na indústria: vale a pena contratar?

Diante de tantos processos complexos na área industrial, nem sempre uma indústria consegue dar conta de todas as demandas.  A questão ambiental do Gerenciamento de Resíduos Industriais é uma dessas demandas mais complexas e que envolvem conhecimentos muito específicos.

Nesta área, contar com advogados que entendem da área ambiental ou profissionais especializados na área e que atendam em espaços de consultoria é uma ótima ideia.

Além da indústria ficar regularizada, manter essas medidas de gestão de resíduos também reduz os impactos ambientais e melhora os processos de produção.

Da mesma forma, contratar parcerias específicas que façam a manutenção predial ou projetos de segurança como o Projeto SPDA é muito necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *