Conheça mais sobre o TI verde

Hoje, os aspectos ambientais sempre devem ser considerados. A sustentabilidade é um dos assuntos mais falados e há uma série de motivações para isso, a principal sendo o fato de que os danos ambientais causados pelo funcionamento da sociedade atual são imensos, por isso novas estratégias estão surgindo, como o TI verde.

Com a produção em larga escala, com os constantes avanços tecnológicos e sua obsolescência programada, com os combustíveis fósseis, a poluição e o uso indiscriminado de recursos aparecem em diversas áreas de diversas formas.

Ser sustentável é ir contra essa realidade. Mostrar que é possível se desenvolver sem gerar um impacto ambiental tão negativo.

Muitos pesquisadores colocam esforços em descobrir alternativas mais sustentáveis para as atividades industriais, comerciais e mesmo no âmbito doméstico.

Criam-se novos materiais e novos modos de funcionamento, ou seja, novos processos. Uma dessas alternativas, adotada por um grande número de empresas, é o chamado TI Verde.

O que é o TI verde?

TI é uma sigla para tecnologia da informação, uma área presente na maior parte das empresas modernas. Basicamente, é a área responsável pelo gerenciamento das tecnologias da empresa.

Os seus dados, o seu sistema de gerenciamento, o site da empresa, os computadores usados no dia a dia, tudo isso está dentro da TI.

Foi-se o tempo em que apenas empresas relacionadas com o ramo da computação possuíam essa área. Hoje, qualquer atividade precisa de um departamento de TI, mesmo que seja pequeno.

Mas, afinal, do que se trata o ti verde? Como é possível imaginar, é uma forma de aplicar os conceitos de sustentabilidade ao TI de uma empresa.

O seu objetivo é eliminar ou minimizar os danos causados pelos recursos de TI ao meio ambiente, sem perder em qualidade.

As aplicações abrangem o nível de produção dos recursos de TI, mas também quais recursos apresentam uma melhor adaptação ao contexto sustentável e como gerenciar esses recursos com responsabilidade ambiental.

É um conceito que pode ser aplicado em vários níveis, pois tudo depende do orçamento disponível para investir nas mudanças, no tipo de empresa que se trata e no tempo que se possui para trabalhar nesse processo.

Algumas das ações que podem fazer parte do TI verde são:

  • Reciclar servidores em desuso;
  • Iluminar o ambiente com LED;
  • Sistema de monitoramento automático de energia;
  • Gerenciamento dos resíduos eletrônicos;
  • Uso de equipamentos com selo verde;
  • Utilizar fontes alternativas de energia.

Quando se fala em fontes alternativas de energia, o objetivo é sempre procurar por fontes limpas e renováveis.

Uma fonte limpa não libera substâncias tóxicas ou prejudiciais e uma fonte renovável pode ser conseguida sempre, pois não é finita como as substâncias fósseis.

O uso de óleo vegetal ao invés de diesel é uma grande melhora, pois mesmo que não seja uma fonte limpa de energia, emite menos CO2 que o diesel e é renovável.

Indústrias sustentáveis

As indústrias são responsáveis por grande parte dos impactos no meio ambiente que agravam a situação do planeta.

É um setor que utiliza muita energia por conta do grande número de máquinas, além do uso de muita matéria-prima, que gera diversos resíduos.

Tudo em uma indústria acontece em grande escala e isso pode ser muito negativo. Por isso, é tão importante aplicar o TI verde nesses ambientes.

Com a tecnologia, consegue-se controlar todas as máquinas utilizadas na fábrica, evitando desperdícios e garantindo que elas usem apenas a energia necessária. Um sistema também pode controlar a geração de lixo, sobretudo os efluentes industriais.

O descarte de efluentes industriais em rios e córregos é extremamente prejudicial. Mesmo quando não há substâncias químicas, pode haver calor ou um pH desequilibrado nessa água descartada.

Isso muda o ambiente aquático de forma a prejudicar a vida aquática e desequilibrar todo o bioma.

Por meio do TI verde, a industria e meio ambiente podem viver em harmonia. Por exemplo, é possível utilizar um sistema de placas solares para aquecer a água utilizada em diversos dos processos industriais.

A escolha por materiais reciclados e recicláveis também é essencial para um desenvolvimento sustentável.

Em conclusão, a sustentabilidade pode estar presente em todas as áreas e isso inclui o campo tecnológico.

Reduzir os gastos energéticos, investir em materiais reciclados ou recicláveis, tratar os efluentes antes de descartá-los, reduzir a produção de lixo, tudo isso pode ser estruturado pelo TI verde.

Mesmo uma empresa de pequeno porte pode adotar o TI verde, basta tomar atitudes mais simples, mesmo trocar as lâmpadas comuns por LED faz diferença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *