Componentes presentes nas fábricas para melhor desempenho

As fábricas são fundamentais para o nosso cotidiano, afinal, elas são as grandes responsáveis pela produção dos equipamentos e demais utensílios que usamos, fora outros elementos de maior tamanho, como os carros e as motos.

De modo geral, é visto como uma indústria todo o setor que fabrica determinado elemento em larga escala, e por conta disso, temos inúmeros setores, que atuam com diferentes serviços, sejam serviço de oxicorte em metais, de produção de materiais cosméticos entre outros.

O ponto importante que temos que notar é que as indústrias se compõe de máquinas e ferramentas que possibilitam que os processos sejam realizados da melhor maneira possível.

Neste artigo falaremos sobre alguns processos, máquinas, ferramentas que podem ser encontrados na indústria e que garantem sua usabilidade.

As bombas industriais

As bombas industriais são equipamentos muito importantes dentro das indústrias, principalmente, aquelas que lidam cotidianamente com fluidos, como os gasosos, os líquidos e até mesmo com pequenos sólidos.

As bombas, independente se são bomba submersível drenagem ou bombas de engrenagem visam o transporte desses fluidos de um lugar para o outro.

Essas bombas são constituídas de motores ou turbinas que fazem com que a força seja aplicada de forma correta e adequada sobre o fluido, fazendo com que este seja transportado.

Abaixo falaremos sobre dois tipos de bombas mais usadas na indústria.

1. Bombas de engrenagem

As bombas de engrenagem são uma das mais versáteis existentes e por isso pode ser encontrada em até 70% das aplicações industriais. O conserto de bomba de agua de engrenagem é fácil, o que também é um dos fatores da sua grande usabilidade.

Pode ser aplicado em muitos tipos de fluidos, com características diversas, como líquidos corrosivos, tóxicos ou de baixa, média ou alta viscosidade.

2. Bombas centrífugas

São bombas que permitem que a transferência de fluidos sejam feitos em altos volumes, principalmente de fluidos com densidades próximas à da água e que sejam pouco agressivos quimicamente. Também é importante que o fluido transportado seja limpo.

Portanto, assim como o piso emborrachado antiderrapante evita acidentes no chão de fábrica, esses equipamentos garantem que o transporte de fluidos sejam garantidos de forma segura e eficaz.

Equipamentos usados nas fábricas

Além das bombas industriais usadas nas fábricas, muitos outros equipamentos atuam juntos para o desenvolvimento de sistemas de produção.

Investir em equipamentos e planejamento de linha de produção é fundamental para que o negócio seja mais rentável e cada vez melhor.

Portanto, é sempre importante o gestor de uma fábrica verificar com o projetista de moldes plasticos e com o projetista de chão de fábrica alguns pontos antes de adquirir os equipamentos, como:

  • Necessidade;
  • Usabilidade;
  • Diferencial;
  • Qualidade.

Abaixo falaremos sobre alguns equipamentos que além das bombas são encontrados nas fábricas.

1. Para o transporte de materiais

O transporte de materiais dentro de uma fábrica é essencial e fundamental para o sucesso desta. E um dos equipamentos primários a ser usados para tal são as escavadeiras.

Elas ajudam no carregamento e descarregamento de cargas diferentes, como abraçadeira metálica em larga escala, e materiais como tijolo, cimento, entre outros.

Já para a movimentação de pequenos lotes de cargas e de pequenas cargas dentro da fábrica é necessário usar um equipamento menor, porém, potente, são as empilhadeiras.

Elas podem ser elétricas ou movidas a gás, e garantem a manobra das cargas em espaços pequenos e apertados. São usadas, principalmente, para retirar produtos prontos para os depósitos das empresas, de forma rápida, objetiva e em corredores estreitos.

O transporte contínuo de materiais nos processos são realizados por tubulações que são alimentadas e ajudadas pelas bombas que vimos no tópico anterior.

2. Compressores

Os compressores são equipamentos de produção de ar comprimido e ajudam em diferentes tipos de sistema, do sistema de vácuo até a refrigeração. Este equipamento permite a adequação da pressão e da vazão no processo, permitindo maior eficiência.

Existem muitos tipos de compressores nas quais podemos citar os compressores que possuem pistão e que comprimem o ar atmosférico em um tipo de reservatório, diminuindo seu volume, tendo um ar com mais pressão.

Assim, entendemos que uma fábrica é composta por inúmeros tipos de equipamentos, ferramentas, máquinas e outros componentes. Tudo para garantir que a linha de produção seja mais qualitativa e eficiente, garantindo maior rentabilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *