Componentes importantes em uma indústria

As indústrias são muito importantes para o desenvolvimento da sociedade, principalmente, por conter dentro de si processos que produzem elementos usados no nosso cotidiano, desde os alimentos que podemos comprar nos mercados até em sistemas anti-incêndios como botoeira de incendio.

No entanto, para que todos esses processos sejam feitos a indústria conta com uma gama variada de processos que podem ser diferentes e estarem em sistemas de funcionamento diferenciados.

Deste modo, uma indústria só consegue se desenvolver se presta atenção a muitos aspectos como a preparação dos operadores da fábrica com o curso de operador de empilhadeira SP, automação de processos dentre outros aspectos.

Há portanto uma série de elementos muito importantes que fazem com que as fábricas e suas produção tenham relevância dentro da sociedade.

Neste artigo abordaremos elementos que compõe essa indústria e que ajuda elas a se desenvolverem e estabelecerem dentro do sistema.

São muitos os aspectos como a manutenção industrial realizada por exemplo por assistência técnica compressores de ar e uso de bombas industriais.

As bombas industrias e seus usos

Dentro da indústria são realizados muitos processos e muitos setores utilizam líquidos e gases que precisam ser alocados em diferentes processos e também jogados fora como resíduos.

Para ajudar nestes deslocamentos existem as bombas industriais. Elas por meio de um motor permitem o deslocamento de líquidos, fluidos gasosos e até pequenos sólidos.

Podem ser de diversos tipos de bomba submersa para esgoto até bombas de engrenagem. No tópico abaixo abordaremos os inúmeros tipos de bombas que podem ser usados bem como suas aplicabilidades.

1. Bombas de engrenagem

As bombas de engrenagem são as mais usadas nas indústrias devido sua imensa versatilidade. Elas operam, principalmente, em líquidos com diversas características como:

  • Líquidos tóxicos;
  • Corrosivos;
  • De baixa viscosidade;
  • De média viscosidade;
  • De alta viscosidade.

Podem ser empregadas também em uma série de setores assim como a atitude de comprar fogao industrial pode ajudar no desenvolvimento de muitos setores do ramo alimentício. Alguns desses setores são o siderúrgico, têxtil, o metalúrgico e muitos outros.

2. Bombas centrífugas

As bombas centrífugas conseguem deslocar grandes quantidades de fluidos por meio da velocidade. Porém, ao contrário das bombas de engrenagem que possuem a aplicabilidade em diversos tipos de produtos, essas bombas são usadas para o deslocamento de fluidos mais limpos e com menos densidades, como a água.

Também é preciso que tal produto na qual a bomba opere seja pouco agressivo quimicamente, caso contrário não será possível transportar.

3. Bombas de deslocamento positivo

As chamadas bombas volumétricas ou de deslocamento positivo fazem o transporte do fluido por meio da impulsão e por conta disso opera em produtos de alta viscosidade e apenas em baixas vazões.

Sua aplicações pode ser feita por exemplo em fluidos viscosos, xarope, mel, concreto, óleos pesados e outros produtos com essas características.

Portanto, as bombas industriais que podem ser chamadas também de bombas hidráulicas são bastante usadas e assim como o preço de fogão industrial, variam muito em sua composição e em sua utilidade.

Conhecer a demanda da sua fábrica é essencial antes da instalação desse tipo de equipamento.

A usinagem nos processos industriais

As fábricas são compostas por um grande número de processos e elementos e estes são formados por muitos outros processos, e um deles é que existem fábricas que precisam de um matéria-prima pré-preparada, podendo chamar também de pré-processada para que o produto seja fabricado.

Desta maneira uma fábrica de automóveis constroem a carroceria do carro, porém, outras peças já vem prontas e só são montadas lá como são os aros dos pneus por exemplo.

Neste sentido, um processo da indústria que usado largamente para isso e que cuida do processo de material metálico é a usinagem.

A usinagem consiste em todo o processo de desgaste mecânico que é utilizado para que um determinado material seja moldado para transformação em um produto como uma peça.

Além de servir como produção de peças para outros produtos, a usinagem produz produtos finalizados como chaminés por meio da calandragem.

Existem muitos tipos de processos de usinagem sendo um dos mais conhecidos o torneamento. E hoje são feitas com máquinas super precisas controladas por CNC – Comando Numérico Computadorizado.

Assim, vimos que a indústria é composta por uma série de procedimentos e componentes que juntos se unem para desenvolver produtos de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *