Componentes e produtos necessários na indústria

Grande parte dos produtos que temos em nosso cotidiano passam por um processo industrial. Esse processo industrial é constituído por máquinas variadas e são usadas por fabricante de molde para injeção até grandes indústrias, como as petroquímicas.

Deste modo, todos os aspectos industriais possuem um único objetivo, criar produtos com qualidade e segurança. Neste artigo abordaremos alguns elementos importantes para o desenvolvimento desses equipamentos, por exemplo, os processos de usinagem que utilizam uma série de equipamentos como as fresas cnc e as bombas industriais para deslocamento de fluxos de produtos diferentes.

Cada um desses sistemas e metodologias são usados para que as demandas sejam atendidas de forma completa e adequada.

A usinagem nos processos industriais

Muitas indústrias precisam de matérias-primas para a produção de outros elementos. Essas indústrias que processam as matérias-primas são chamadas de indústrias de base. Um dos pontos principais consiste nas metodologias de usinagem de materiais.

A usinagem de materiais consiste em todo o processo mecânico que tem como objetivo modelar um peça metálica ou outro produto. Esse desgaste é feito com ajuda de uma série de ferramentas, como o torno mecânico e a mini fresadora.

As metodologias de usinagem evoluíram ao longo do tempo e incorporaram a tecnologia em suas operações como a programação de computador para trazer mais precisão e segurança na hora da modelagem. Essas máquinas que agregaram essas automações são conhecidas como CNC.

As máquinas CNC são controladas por um Comando Numérico Computadorizado que é programado e possui uma precisão muito grande, chegando, até mesmo, a 1 mícron. Assim, a usinagem está presente em uma série de setores, como:

  • Automotiva;
  • Naval;
  • Aeroespacial;
  • Eletrônica.

Deste modo, as usinagens são fundamentais para o processo produtivo, tanto para a produção de abraçadeira metalica, até ferramentas mais complexas. Alguns processos de usinagem são: torneamento, fresamento, aplainamento e brochamento.

No tópico abaixo falaremos sobre as manutenções industriais e sua importância no escopo industrial.

As manutenções industriais e sua importância

Para manter as usinagens e todo o ciclo de produção é preciso desenvolver uma gestão adequada dos ativos das empresas que são compostas pelas máquinas e ferramentas. Essa boa gestão permite o aumento da competitividade e também favorecem a excelência operacional das plantas industriais.

As manutenções industriais consistem em um conjunto de ações necessárias para que haja a restauração ou manutenção de uma peça, equipamento ou ferramenta de modo que ela volte a ter uma condição operável. Deste modo, realiza-se conserto de bombas, conserto de válvulas e manutenções periódicas.

Existe uma gama de manutenções industriais e abordaremos dois tipos principais dessas ações que são as manutenções preventivas e as manutenções preditivas. As manutenções preventivas são estratégias de revisão periódica de máquinas e ferramentas que segue um plano pré-estabelecido.

A manutenção preditiva por sua vez é feita com base no acompanhamento sistemático das máquinas com sensores, alarmes, entre muitos outros sistemas. Com o monitoramento das máquinas é possível antever as ações de manutenção e então realizar a ação.

Assim como o lençol de borracha preço ajuda na maior durabilidade de certas peças, as manutenções industriais permitem que as ferramentas e máquinas tenham maior durabilidade e maior desempenho.

As bombas industriais e seus usos

Além das manutenções industriais, as fábricas são compostas por outros sistemas e, entre eles estão os que usam as bombas industriais.

As bombas servem com um objetivo o deslocamento de líquidos, além de fluidos gasosos e também pequenos sólidos. Existem muitos tipos de mecanismos de bombeamentos e que possuem vários segmentos.

As bombas industriais funcionam por meio de um tipo de turbina e motor, que ajudam na transformação de uma força mecânica em energia para poder deslocar o fluido. Cada bomba portanto segue especificações próprias.

As bombas de engrenagem estão entre as mais usadas por conta da sua grande aplicabilidade. Essa aplicabilidade é feita em produtos com características diversas como tóxicos, corrosivos, de baixa, média ou alta viscosidade. Já as bombas centrífugas operam em produtos com densidades mais próximas da água e possui um alto volume de transporte.

Portanto, sabemos que as indústrias são formadas por uma série de elementos e todos esses componentes atuam para que a linha de produção seja mantida e que todos os insumos sejam garantidos com qualidade, segurança e muita eficiência. Somente assim é possível ter um bom desempenho e bons resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *