Componentes e processos para o bom funcionamento da indústria

O setor industrial é um dos mais importantes do mundo e não é por menos, por meio das fábricas temos as peças, engrenagens e produtos que movem quase tudo o que usamos no nosso cotidiano, está presente dos liquidificadores até os grandes carros.

No entanto, para que essa eficiência e segurança seja garantida é necessária que as fábricas tenham máquinas diferenciadas e bem estruturadas.

Em indústrias de estampa, por exemplo, a maquina de sublimação de canecas permite a produção de produtos diferenciados e adequados.

Neste artigo então trataremos sobre os mais variados componentes, processos e equipamentos que podem ser encontrados em diferentes tipos de indústrias e de setores, como os procedimentos de usinagem, que consistem na modelagem de peças metálicas, uso de máquinas como maquina sublimação, entre muitos outros aspectos.

As manutenções industriais e suas características

Um dos elementos mais importantes na indústria são suas ferramentas e máquinas e como o uso é diário e constante é comum que se tenha o desgaste dos seus equipamentos, engrenagens e outros componentes.

Para que a indústria não precise ficar repondo com novas máquinas que custam muito caro e geram ônus para o orçamento, as gestões estão investindo nos processos de manutenção de motores elétricos e suas peças e engrenagens.

Manutenção consiste portanto em todo o conjunto de ações e metodologias que servem para que uma máquina, engrenagem ou peça de um sistema volte a uma condição operável, de modo que sua vida útil seja aumentada.

São muitos os benefícios de aderir aos processos de manutenção como:

  • Segurança;
  • Qualidade;
  • Maior durabilidade;
  • Mais economia.

Existem variados tipos de manutenção sendo a mais importante a manutenção preventiva, que está dentro de um cronograma de manutenção que ocorre de forma periódica e que evita problemas posteriores.

O uso dos desengripantes na indústria

Um dos elementos que permitem que as máquinas sejam mais eficientes, mais adequadas e seguras é o uso do desengripante spray.

Esse equipamento químico consiste no uso de um lubrificante em aerossol e tem como o objetivo retirar aquele rangido que pode estar dentro das engrenagens.

Ele é essencial dentro das manutenções industriais, principalmente, porque garante que a peça fique livre das oxidações, já que quando aplicado gera uma camada protetiva nas superfícies em todos os tipos de metais.

Além do uso de máquinas e equipamentos, esse produto também pode ser usado em peças de compressor parafuso, fechaduras, dobradiças, trincos de porta, e muitos outros tipos de materiais.

Os processos de usinagem na indústria

Uma das matérias-primas mais usadas para a confecção de produtos e ferramentas são os produtos metálicos. Mas, para que ocorra a transformação da matéria-prima é necessário a modelagem dessa matéria.

Os processos de modelagem são chamados de usinagem. Os processos de usinagem consistem em uma série de metodologias que modelam as peças e as engrenagens.

De maneira geral, usinagem pode ser definida como todo o desgaste mecânico feito em uma peça por meio do uso de alguma máquina-ferramenta a fim de moldar ou dar acabamentos diferenciados.

São os mais diversos processos como torneamento, aplainamento, brochamento que garantem o bom desempenho dos produtos.

Abaixo falaremos sobre algumas metodologias que são usadas para a moldagem de peças com carrinho de armazém em alumínio entre muitos outros aspectos.

1. Perfuração

Muitas peças precisam ser encaixados e fixados e para que isso funcione é necessário a realização de furos. Os furos são uma operação bastante delicada pois precisa ter um diâmetro adequado e perfeito.

Caso ocorra um erro, a peça pode não encaixar.

2. Fresagem

É um dos tipos do processo de usinagem responsável pelos cortes de peças metálicas, principalmente quando nos referimos na fabricação das placas de aço e de outras ligas metálicas.

Para que a fresagem seja feita, são usadas arestas que giram em torno do próprio eixo.

Por conta disso, são usados em peças que precisam de um acabamento mais minucioso e mais detalhado.

3. Torneamento

Os torneamentos são uma das máquinas mais importantes dentro das fábricas e dos centros de usinagem. O processo usa o torneamento para confecção de peças e também o seu acabamento.

Com o uso da usinagem as empresas e indústrias tem equipamentos mais precisos, mais adequados e mais qualitativos.

Vimos que as indústrias para funcionar precisam de muitos pontos para conseguirem funcionar e os detalhes que tratamos neste pequeno artigo ajudam e muito para a qualidade de todo o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *