Como prevenir acidentes de trabalho com máquinas

Os trabalhos com máquinas representam um enorme avanço da indústria, uma vez que permitem mais agilidade e eficiência no serviço.

Por outro lado, estes também trouxeram novos riscos ao ambiente de trabalho, uma vez que possuem alta potência e podem gerar acidentes.

Para que isto não ocorra, é fundamental investir em métodos de prevenção, que são estabelecidos por meio das normas regulamentadoras.

Ao longo deste material, explicaremos quais são os possíveis riscos deste tipo de atividade, e de que forma é possível evitá-los.

Então, se deseja garantir a sua segurança e de seus funcionários e/ou colegas, não deixe de continuar sua leitura!

Quais os riscos dos trabalhos com máquinas?

Quando se trata de agilidade e potência de trabalho, as máquinas realmente representam uma enorme vantagem da ciência para o ambiente profissional.

Isto porque é fato que os serviços braçais puderam ser facilitados e potencializados com as forças dos equipamentos, trazendo benefícios para todas as partes envolvidas.

Contudo, nem só de benefícios é sustentada a prática do uso de máquinas, uma vez que estas também podem trazer riscos à saúde e à integridade física do trabalhador.

Isso ocorre, principalmente, em casos de inexperiência, situação em que o funcionário não é treinado para manipular o equipamento, e torna-se exposto aos riscos.

Dentre os possíveis prejuízos no uso amador de máquinas agrícolas e florestais, podemos citar:

  • Danos físicos: esmagamentos, ferimentos, quedas;
  • Danos psicológicos: estresse em virtude do barulho causado pela máquina;
  • Danos para o próprio equipamento, como quebras e avarias;
  • Entre outros.

Seja qual for a situação danosa em questão, o melhor a se fazer é evitar, já que assim todas as partes envolvidas podem se beneficiar.

Por isso, veremos a seguir meios eficientes de evitar boa parte dos acidentes que ocorrem com máquinas!

Como prevenir acidentes neste tipo de atividade?

Quando se trata de evitar acidentes de trabalho, temos diversas práticas e atitudes que devem ser adotadas, uma vez que até mesmo coisas mínimas podem gerar acidentes.

No entanto, caso você não seja profissional da área, pode ser complicado lembrar de tudo, de forma que um conhecimento básico seria muito mais eficiente.

Por isso, vamos agora conferir 3 formas de evitar os acidentes que ocorrem com o uso de máquinas agrícolas e florestais.

Ao colocar estes métodos em prática, você poderá garantir um nível satisfatório de segurança!

1. Invista na conscientização e qualificação profissional

Não há como evitar acidentes sem que se invista em conscientização sobre os possíveis riscos de determinada atividade.

Deste modo, a forma mais simples de garantir que sejam respeitados os limites de segurança é por meio da qualificação profissional.

Neste caso, estamos nos referindo ao Curso NR12 Maq. e implementos para uso agrícola e florestal, que conta com todas as informações necessárias para este tipo de atividade.

Nele, o trabalhador consegue conferir quais são as normas e procedimentos necessários para garantir eficiência e segurança em seu serviço.

No entanto, este curso vale tanto para a parte operacional, quanto para o gerenciamento, uma vez que a empresa também tem responsabilidades com o cumprimento das normas!

2. Use os EPIs próprios para o tipo de atividade

Não há forma mais efetiva de garantir a segurança durante a utilização de máquinas do que o uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A própria NR12 especifica quais os tipos e qualidades ideais de equipamentos para o uso nesse tipo de atividade.

Portanto, não deixe esta prática de lado, pois é ela quem garante que o trabalhador esteja seguro de possíveis prejuízos e ferimentos.

Esta é uma medida importante, tanto para a empresa quanto para o funcionário, pois evita danos e aumenta a eficiência do trabalho.

3. Aposte no auxílio de um profissional de segurança do trabalho

O profissional de segurança do trabalho é especializado na análise de possíveis riscos e na implantação de medidas que aumentem a segurança.

Por isso, ao implantar atividades que envolvam o uso de máquinas, não deixe de consultar e optar pela supervisão de um profissional da área.

Por meio da vistoria, fica mais fácil que os trabalhadores se lembrem das normas e, assim, os possíveis riscos fiquem longe.

Agora que sabemos como prevenir acidentes de trabalho com máquinas, não deixe de incluir este assunto em sua rotina, afinal, é de extrema importância!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *