Como melhorar a indústria com pequenas peças?

O segmento industrial é um dos maiores do mundo, assim como é no Brasil. Independentemente do país em que é instalado, vira líder tanto em vendas quanto em contratações e fluxo social.

Isso porque ele é um meio que produz tudo o que necessitamos, desde nossas vestimentas até os materiais de construção que usamos em nossas edificações, e assim por diante. Ou seja, é inevitável e indispensável.

Para que esse sistema todo possa construir e fabricar todos os tipos de peças e elementos, é necessário que outras ferramentas sejam usadas e que façam um papel de ajudante em variados momentos.

Se você quer saber mais sobre isso, iremos te ajudar falando um pouco sobre algumas peças essenciais que costumam estar presentes nestes ambientes. Falaremos sobre a importância delas e afins.

Válvula

Primeiramente você vai conhecer mais sobre os tipos de valvula: O que são? O que podem proporcionar nestes locais? Quais são as mais usadas? Daremos então dois exemplos muito importantes e também muito conhecidos.

Dentre as vantagens obtidas com a utilização das válvulas, podemos destacar algumas, como:

  • Maior fluxo de trabalho;
  • Maior controle de fluídos e afins;
  • Facilidade no trabalho;
  • Evita esforço físico e humano do ambiente;
  • Entre outros.

Agora falaremos sobre um tipo de válvula que faz com que o fluxo de diversos tipos de líquidos, gases e vapores sejam controlados. Ou seja, seu objetivo é fazer esse tipo de controle.

A valvula esfera bipartida possui uma passagem plena e tem como maior objetivo o controle e bloqueio de fluxo de diversos tipos de fluídos, como ditos acima.

Ela é construída de acordo com as normas e regras regulamentadoras de qualidade e pressão, e possui um corpo com tampa, mas que sua manutenção seja facilitada quando necessária.

Possui, também, uma alavanca que proporciona seu acionamento rápido, para que possa fluir com mais agilidade.

Há diversos tipos com tamanhos, extremidades e modelos diferenciados no mercado, de modo que seja possível escolher livremente, de acordo com o projeto.

Além disso, ela pode ser utilizada em aplicações diversas, como em fluídos, faixa de temperatura e também pressão. Ela também possui um baixo torque e uma haste à prova de expulsão.

Há também a válvula solenoide, que é eletromecânica controlada. Ou seja, ela recebe esse nome por dispor de um componente conhecido como bobina elétrica com um tipo de núcleo que é ferromagnético móvel em seu centro. Este núcleo de chama êmbolo.

Ele costuma ficar em uma posição de repouso e tampa um tipo de orifício, por onde se torna capaz de circular algum tipo de fluído, seja ele qual for.

Assim, essa corrente elétrica é circulada através dessa bobina e cria um campo magnético que faz com que uma força seja exercida no êmbolo.

Assim ele é puxado para a direção do centro da bobina, fazendo com que o buraco se abra. E esse é basicamente o funcionamento deste tipo de válvula, que é muito procurado em ambientes industriais.

Rolamentos

Antes de você procurar onde comprar rolamentos, acompanhe este texto, pois iremos falar sobre um dos seus tipos, o de esfera.

Ele atende a um enorme campo de utilização, e é o mais representativo da área de mecânica industrial e diversas outras.

Esses rolamentos possuem um canal de pista com anel interno e anel externo, que fazem com que se forme um perfil lateral em arco e em raio, um pouco maior que o de suas esferas.

Além disso, o rolamento de esfera possui uma carga radial que permite um apoio da caixa axial que vem juntamente a ele.

Mancais

Outras peças que estão sempre ao lado dos rolamentos são os mancais. Elas são parte de máquinas e ajudam no apoio fixo para os eixos dos equipamentos.

Eles costumam ser compostos por uma estrutura de ferro e uma bipartida, que encerra o casquilho, que gira no eixo.

Estamos falando do mancal de rolamento, que é formado por dois anéis e entre eles é possível ver um tipo de parafuso que é aplicado para que esses elementos rolantes possam funcionar.

Ou seja, é possível colocar esferas, agulhas ou roletes para que isso ocorra. Além disso esse tipo de serviço é indicado para maquinários que possuem e exigem mais velocidade e um atrito menor.

Enfim, essas foram mais algumas explicações e dicas sobre pequenas peças que são encontradas nas indústrias e todo o seu funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *