Como é feito a construção de grandes indústrias?

Atualmente, pode-se concluir que grandes indústrias são construções complexas. Nas indústrias, há uma grande quantidade de máquinas e materiais pesados. A instalação elétrica é complexa, pois existe a manipulação de substâncias químicas e, muitas vezes, existe também a necessidade de estruturas especiais.

Neste artigo, você vai descobrir alguns detalhes de como as grandes indústrias são construídas, de modo a lidar com esses problemas.

O uso de lençol de borracha

Quando uma indústria é construída, é comum que o lençol de borracha seja utilizado. Em suma, é uma espécie de material coringa, ou seja, que pode desempenhar diferentes funções dentro de uma fábrica.

Essa pluralidade de aplicações fica evidente quando se considera a pluralidade de modelos de lençol de borracha. Com diferentes características, os tipos mais populares são:

  • Lençol de borracha nítrica;
  • Lençol de borracha natural;
  • Lençol de borracha SBR;
  • Lençol de silicone;
  • Lençol de borracha Neoprene;
  • Lençol em látex.

Cada modelo de lençol de borracha possui uma resistência de temperatura diferente, assim como protege estruturas e máquinas contra diferentes substâncias.

Por exemplo, o lençol de borracha nítrica possui uma resistência térmica que vai do -40ºC até 100ºC e é usado para proteger estruturas contra o gás liquefeito natural, contra óleos lubrificantes e derivados do petróleo de forma geral. No entanto, esse tipo de lençol não resiste ao ozônio, solventes polares nem ácidos fortes.

Esse exemplo deixa claro que o lençol de borracha deve ser escolhido por um especialista da área, com cuidado. Dependendo do modelo escolhido, é um material que pode ser utilizado para isolar a instalação elétrica, para isolar alguma substância tóxica, para preservar equipamentos e aumentar sua vida útil, dentre outros objetivos.

O Lençol de borracha preço pode variar de acordo com o seu material, mas de forma geral, é um produto de preço acessível. É necessário prestar muita atenção na espessura do material, pois além de influenciar no custo, ela também influencia na sua eficiência. Quanto mais espesso for o lençol, maior a sua resistência.

Dentre todos os tipos citados, o lençol mais comum é o feito com borracha natural. Esse modelo é utilizado não apenas em indústrias, mas também em áreas comerciais.

A borracha natural pode ser usada para isolamento elétrico, protegendo os trabalhadores durante serviços de manutenção, mas também suporta impactos, cortes e abrasão. Resiste uma temperatura de -40ºC até 70ºC, o que pode ser considerado pouco para diversas aplicações industriais.

Existem algumas estruturas industriais que pedem por uma ampla resistência a temperaturas extremas, tanto temperaturas elevadas quanto baixas.

Nesse caso, um dos lençóis de uso menos popular deve ser escolhido, em prol de garantir a qualidade no processo e a segurança no local.

Um ótimo exemplo de estrutura que pede por essa característica é o Forno para tempera. Pode ser usado para produzir vidro, aço e outros materiais e trabalha com o aquecimento e com a refrigeração em diferentes momentos, no mesmo local.

As tubulações

Nas grandes indústrias, há um grande número de tubulações. O projeto de construção deve pensar no sistema de gás, no sistema de refrigeração, sistema hidráulico, eletrodutos e muito mais.

O objetivo é sempre conseguir melhor desempenho, mais segurança e menor necessidade de manutenção, o que justifica que se use o Tubo galvanizado preço mais elevado.

O metal galvanizado é um metal que não enferruja e não corrói. Basicamente, utiliza-se o zinco como metal de sacrifício, sendo um material mais propenso a oxidar do que o aço ou o ferro. O zinco forma uma camada sobre a superfície do metal e, quando sofre oxidação, não fica poroso, impedindo que o processo continue acontecendo.

Existem tubos galvanizados feitos para instalações hidráulicas, sistemas de refrigeração e transporte de fluidos. Esses são os tubos que foram mergulhados no zinco, oferecendo proteção tanto no exterior quanto no interior.

Isso porque existe água passando pelos tubos e isso pode resultar em corrosão. Já para usos como eletrodutos e transporte de gás, pode-se valer de um tubo galvanizado apenas em sua parte externa.

Em conclusão, as grandes indústrias são construídas sempre pensando em problemas com temperaturas extremas, materiais corrosivos, substâncias químicas tóxicas e outros.

É uma construção que exige profundo conhecimento dos profissionais, visto que os equívocos podem resultar em grandes prejuízos ou mesmo em sérios perigos. O objetivo é sempre construir uma fábrica que exija pouca manutenção e garanta a qualidade dos processos ali realizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *