Como acontece a rebobinagem de motores?

Garantir o funcionamento das máquinas industriais é fundamental para uma operação bem sucedida nas indústrias.  O motor é o coração das máquinas, por isso, precisa de cuidado, manutenção preventiva e troca quando necessário.

Neste cenário, o Rebobinamento de motores é algo muito importante no meio industrial. Na prática, esse serve para reparar possíveis falhas e assim, fazer com que os motores voltem a funcionar sem necessariamente substituir as peças.

Como as máquinas são muito usadas nas operações, é comum que as falhas aconteçam depois de um certo tempo, afinal, nenhuma peça industrial dura para sempre.

Por isso, o Rebobinamento existe e deve ser feito sempre que for necessário para que a indústria não paralise suas atividades.

Mas de quanto em quanto tempo é preciso cuidar dos motores? Quando a manutenção é feita nos motores é aconselhável mexer em outros itens elétricos também? Se você tem essas dúvidas, confira esse conteúdo e saiba mais sobre o assunto!

Rebobinamento de motores elétricos

Assim como as engrenagens industriais começam a falhar com os anos, os motores também podem ter complicações. Por esse motivo, a Rebobinagem de motores é uma ação necessária para fazer os reparos na peça e evitar gastos imprevistos com a troca do produto.

Independente do segmento industrial, as máquinas são movidas a eletricidade, vapor, engrenagens e o coração de tudo é o motor.

Portanto, não tem como deixar de cuidar dessa peça periodicamente. Afinal, em caso de estrago definitivo, além dos prejuízos financeiros pela nova compra, a operação industrial para.

Por esse motivo, de forma periódica, é aconselhável que os técnicos programem os serviços de Rebobinamento de motores elétricos.

Esse processo é feito com máquinas específicas que servem para avaliar os componentes, fazer os ajustes necessários e devolver o motor em tempo hábil para  a operação. Diante desta situação, é muito vantajoso para a indústria buscar parcerias que façam esse tipo de serviço. As vantagens são:

  • Redução de gastos;

  • Manutenção da vida útil do aparelho;

  • Melhora no desempenho do motor elétrico;

  • Identificação de falhas que podem acontecer ainda;

Neste contexto de verificação das falhas, um componente que não pode passar em branco na hora dos reparos é a análise do Enrolamento de motores eletricos. Essa peça é uma parte que fica dentro da corrente contínua do equipamento, dentro do campo do motor.

Na prática, o enrolamento serve para gerar a força que gera o fluxo magnético da máquina. Ou seja, é um componente fundamental para que o motor rode por meio da tensão elétrica.

Esse enrolamento fica entre as extremidades de uma bobina, por isso o nome do reparo se chama rebobinamento. Isso acontece porque uma das falhas comuns quando o motor estraga é a algum erro desse componente.

Montagem de painéis elétricos

Quando se pensa em painel elétrico, a imagem que as pessoas criam é de organização de um sistema. No caso do motor a Montagem de painéis elétricos e manutenção adequada é fundamental para o seu bom funcionamento.

O motor está sempre envolvido em uma série de componentes elétricos e hidráulicos que precisam de tanta atenção quanto as peças principais do maquinário.

De forma preventiva ou corretiva, esse tipo de serviço não só garante o melhor desempenho de uma peça como também ajuda a evitar acidentes como curto-circuitos.

Quando o motor funde ou queima, dificilmente a rebobinagem vai resolver esses problemas. Por isso, investir em uma boa montagem de painéis elétricos é fundamental para evitar prejuízos futuros.

Onde buscar esse serviço?

Assim como a rebobinagem, a manutenção e montagem de painéis é um serviço que pode ser contratado por parcerias.

Como nem sempre a indústria possui uma equipe técnica e focada na manutenção do maquinário, apostar em empresas especializadas é otimizar tempo.

Além disso, as empresas também garantem qualidade e suporte nos serviços prestados. Em capitais como São Paulo, esse tipo de demanda é muito comum, já que há muita atividade industrial. Por isso, procurar uma empresa de montagem de paineis eletricos sp pode ser uma solução interessante.

Cuidados antes de contratar serviços

Em algum momento, as indústrias precisam de manutenção ou troca de aparelhos. No entanto, antes de escolher uma parceria para executar esses serviços é importante tomar cuidados como:

  • Verificar reputação da empresa;

  • Pesquisar se o prazo concedido pela empresa é bom;

  • Entender a qualidade das máquinas usadas na manutenção;

  • Verificar se as peças de reparo e troca são certificadas.

Agora que você já sabe como funciona rebobinagem de motores e outros serviços, fica mais fácil contratar parcerias para sua indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *