A importância da calibração de instrumentos de laboratório

Os laboratórios são partes essenciais em diversas indústrias. É nos laboratórios que se faz o controle de qualidade dos produtos e se produz itens novos, com o departamento de Pesquisa & Desenvolvimento.

Existe uma série de equipamentos, ferramentas e instrumentos utilizados no laboratório para realize sua função.

Os instrumentos de medição, por exemplo, ocupam um papel de peso. Neste artigo, você vai entender mais sobre sua calibração e seu impacto na automação industrial.

Calibração e cuidados

Os laboratórios, de forma geral, exigem disciplina e muitos cuidados dos profissionais que ali trabalham. Isso engloba os instrumentos de medição ali usados, que podem não funcionar corretamente quando mal cuidados.

Um ótimo exemplo disso é a esterilização dos instrumentos, que deve ser feita sempre que forem usados. De maneira geral, tudo em um laboratório deve ser devidamente esterilizado sempre, por questões de segurança.

Por isso, é sempre interessante que os móveis sejam feitos de aço inoxidável, um material fácil de se limpar, asséptico e que resiste ao calor e à umidade.

Manutenção autoclave é a maneira mais comum de esterilizar instrumentos de medição e muitos outros equipamentos de laboratório.

A autoclave é um aparelho que utiliza o vapor de água sob pressão e em altas temperaturas para fazer a higienização de diferentes itens. Esse equipamento é composto por:

  • Um cilindro metálico;
  • Uma resistência para aquecimento;
  • Tampa com parafusos;
  • Válvula de segurança;
  • Válvula para saída de ar;
  • Indicador de temperatura e pressão.

É um item de tamanho grande, os itens a esterilizar devem ser colocados dentro dele. Amplamente usado em laboratórios e também em hospitais, é uma forma rápida, eficaz e segura de fazer a esterilização de instrumentos.

Outro cuidado necessário com instrumentos de medição é a manutenção preventiva.

É importante que o funcionamento desses instrumentos seja verificado regularmente e não apenas quando um problema for identificado.

O principal motivo é a alta precisão com a qual a maioria deles trabalha.

Quando há muita precisão é difícil reconhecer erros. Afinal, o erro pode estar acontecendo a nível milimétrico.

Para evitar problemas com a confiabilidade dos dados revelados por instrumentos de medição é preciso contratar os serviços de uma Empresa de calibração de instrumentos, para fazer um teste de calibração com todos os instrumentos usados.

Esse teste de calibração se baseia em utilizar o instrumento para medir um objeto cujos dados já são conhecidos. O resultado mostrado deve ser exatamente igual ao já conhecido.

Existem diversos objetos do tipo, afinal há instrumentos que medem massa, que medem temperatura, que medem nível e muito mais.

O impacto na automação

A  automação industrial é um fenômeno que cresce exponencialmente nesse meio. Por meio da automação é possível ter uma fábrica mais autônomo, que se auto-regule em diversos sentidos.

Assim, máquinas iniciam e encerram operações automaticamente, qualquer falha é imediatamente detectada e sinalizada (podendo até ser corrigida), enfim, há maior praticidade e qualidade nos processos.

Para que a automação seja possível, porém, é necessário trabalhar com uma série de instrumentos de medição e, sobretudo, sensores.

Os Projetos de automação industrial precisam obter informações das máquinas, por exemplo para saber quando há uma falha.

Assim, os sensores e os instrumentos de medição enviam sinais elétricos que carregam informações para o sistema de automação.

Para entender como isso acontece é possível pensar em um tanque com fluido em uma fábrica. Para que a máquina encha e esvazie o tanque automaticamente ela precisa saber quando ele está cheio e quando está vazio.

Para isso, utiliza-se um instrumento de medição chamado de chave de nível. Esse instrumento é capaz de determinar quando o tanque está cheio e quanto está vazio, possibilitando a auto-regulagem.

Um termômetro colocado em uma máquina pode enviar sinais elétricos quando a temperatura de determinada substância estiver inadequada, apontando para um erro da máquina.

Em alguns casos, há uma lâmpada que acende ou um alarme sonoro quando isso acontece.

Assim, o uso desses instrumentos na automação também evita prejuízos gerados com a demora para perceber erros e,consequentemente, produção de itens inadequados para venda.

Em conclusão, os instrumentos de medição são úteis na indústria, indispensáveis para os laboratórios e para os sistemas de automação industrial.

Como são muito importantes, é necessário ter alguns cuidados com eles, que incluem a esterilização dos materiais sempre que houver uso.

Um dos principais cuidados a se tomar com os instrumentos de precisão é realizar testes de calibração regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *