Veja mais sobre a automação na indústria

A automação industrial envolve a prática de criação de novas ferramentas, através da ajuda da tecnologia, para que a empresa ou a indústria consiga produzir seu produto e serviço da melhor maneira possível, gerando uma menor investimento na produção.

Tendo como objetivo promover a melhoria em sua produtividade, aumentando o número a quantidade de itens produzidos mantendo e até mesmo conseguindo uma melhor performance dos produtos.

Outro ponto é conseguir melhorar o ambiente de trabalho dos profissionais envolvidos no trabalho e também conseguindo aumentar a segurança, eliminando tarefas perigosas e também realizar operações onde haveria mais dificuldade de controle.

Além disso, a automação permite melhorar a disponibilidade de produtos de maneira em que haja como fornecer quantidades necessárias de acordo com o momento.

Benefícios da automação industrial

A automação industrial de um sistema é transferir funções que seriam feitas manualmente por funcionários além de poder passar para um conjunto de elementos tecnológicos mantendo sempre a segurança e a qualidade.

Os segmentos de produção industrial, com o passar do tempo exigem um número maior de novos equipamentos e sistemas como:

  • Geração;
  • Transportes;
  • Produção
  • Energia;
  • Entre outros.

Assim, como resultado dessa crescente necessidade na quantidade de produção, as industrias tem aderido mais à automação de processos.

Outro ponto é que comparando aos custos mais baixos de componentes eletrônicos, a qualidade e estabilidade permite substituir trabalhos perigosos que seriam realizados pelos operadores.

Existem muitos tipos de sistemas com a finalidade de atender exigências e demandas especificas de cada mercado. Porém, não são todos os tipos de sistemas automáticos necessários em uma fábrica para comprar no mercado.

No intuito de automatizar, as indústrias necessitam primeiramente projetar, avaliar e adquirir componentes automatizados a fim de construir um sistema de automação industrial.

É por isso que os tipos de necessidades podem ser colocados a um sistema fazendo com que haja uma adequação a diferentes demandas.

Produtividade e economia

Um dos benefícios mais relevantes atingidos com a automação industrial é a melhoria além do aumento da produtividade. Já na aplicada, as máquinas automáticas conseguem permitir o alcance de ciclos de produção mais rápidos com maior eficiência.

Um sistema de automação é capaz de reduzir custos de instalações, porque conseguem oferecer ágil retorno sobre o investimento pelo aumento na produtividade da empresa.

Com um processo de automação, não é mais necessário trabalhadores humanos para realizar atividades arriscadas, pois vários destes sistemas são feitos para executar métodos de produção sem qualquer interação entre operadores humanos.

Um outro fator que contribui significativamente para redução de custos reside no fato de a maioria dos sistemas automatizados são feitos para economizar energia elétrica quando não estão sendo usados.

O monitoramento remoto é um dos benefícios que mais obteve avanço nos últimos anos. Isto porque a operação remota e os sistemas de controle estão cada vez mais integrados na maioria dos sistemas de automação industrial.

Estes sistemas permitem a um operador monitorar e controlar (se necessário) os processos de produção a partir de uma determinada distância

Mais qualidade e segurança

As máquinas automatizadas são capazes de fornecer resultados consistentes e rápidos. Quando as empresas de automação, eliminam os problemas de controle de qualidade envolvidos em trabalhos com erros humanos.

Com automação industrial, os processos podem ser cuidadosamente regulados e controlados, de modo que a qualidade do produto final seja mais consistente.

O projeto de um sistema automatizado deve ter a segurança como um dos principais objetivos. Isto porque as organizações são planejadas para reduzir acidentes.

No Brasil por exemplo, ainda precisam se adequar a norma regulamentadora (NR-12) que obriga os fabricantes a seguirem rigorosamente práticas de segurança.

Um operador humano pode acidentalmente cometer erros durante o período em que opera uma máquina manualmente, mas um sistema industrial automatizado, por exemplo, não pode cometer erros, pois é um sistema comandado por computador e este comando evita que o sistema sofra falhas além de diminuir as chances de acidentes em um sistema automatizado.

Ter uma máquina automatizada acelera o tempo de produção. Enquanto trabalhadores humanos estão sujeitos a variações de padrão e qualidade e são menos precisos, as máquinas têm um alto grau de repetibilidade e eliminam riscos de falhas.

Por mais bem treinada que seja uma equipe, os erros humanos são inevitáveis e acontecem por diversos motivos.

Ao colocar as atividades a cargo de uma máquina automatizada, a probabilidade da tarefa não ser executada como previsto é muito menor do que quando comparado a um operador humano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *