As montagens da indústria e sua importância

Uma fábrica é composta de muitas ferramentas que vão do uso do rebolo para esmerilhadeira, sistemas de instalações elétricas, entre muitos outros componentes. Por isso, que é fundamental prestar atenção nos planejamentos da indústria.

Esse planejamento de planta industrial ou conhecido como montagem industrial e são estruturas complexas e que abrigam todo um processo de fluxos e equipamentos relacionados as atividades de uma industrial.

Um projeto de montagem industrial leva em consideração a segurança dos processos e dos colaboradores quando esta entrar em operação.

Deste maneira, aspectos como o quadro elétrico externo, sistemas hidráulicos são pensados, trazendo tanto produtividade, como qualidade e eficiência.

Neste artigo abordaremos alguns componentes necessários para a montagem industrial.

O planejamento da planta industrial

As plantas industriais são fábricas que produzem diversos produtos ou apenas um tipo, portanto, se englobam todas as fábricas como:

  • Farmacêuticas;
  • Alimentícios;
  • Petroquímicos;
  • Químicos.

Para que um montagem industrial seja necessário é preciso elaborar um planejamento com profissionais diversos como arquitetos e engenheiros, que tratarão da estrutura e da beleza estética.

Além disso, devem contar com engenheiros elétricos que elaborarão um cabeamento de rede que dá suporte para todo as máquinas e ferramentas.

O planejamento da montagem da indústria é fundamental para que o início e o fim das operações da produção possam ser feitas com esmero, beleza e segurança. Alguns pontos devem ser levados em consideração para o projeto das plantas industriais.

1. Segurança

Todos os aspectos de segurança precisam ser levados em consideração para que a segurança dos processos sejam garantidos, e não somente, para que os colaboradores possam trabalhar com segurança em suas máquinas, em sua prensa hidráulica grande, e também na manipulação de produtos químicos.

2. Manutenção

Uma montagem de industrial precisa definir em seus processos os cronogramas de manutenção do ambiente, para que as atividades regulares sejam feitas sem problemas.

Para cada tipo de planta industrial existem formas de manutenção, para que suas demandas sejam atendidas.

As manutenções industriais são fundamentais para garantir a montagem industrial de forma íntegra.

A automação industrial na montagem industrial

Um dos pontos que estão presentes no planejamento das plantas industriais é a automação industrial dos processos.

A automação consiste no uso de sistemas e equipamentos, geralmente, controlados por sistemas computadorizados e que permitem que os mecanismos e funções sejam realizados de forma mais barata e adequada.

As automações além do uso de computadores para gestão atuam também nas tarefas de produção, principalmente, em atividades feitas de formas contínuas e repetitivas.

Deste modo, a tecnologia em automação industrial é muito importante para a montagem industrial.

Por conta do uso dessa tecnologia em 2011 em uma feita de Hannover, na Alemanha a indústria da contemporaneidade foi chamada de indústria 4.0.

Esse conceito se baseia então na descentralização do controle dos processos de produção, com uso de automação para conexão de todos os processos da operação.

Os pontos de tecnologia usadas por esses tipos de indústria são chamadas de:

  • Internet das coisas;
  • Automação e controle;
  • Banco de dados por nuvem;
  • Monitoramento de ativos;
  • Sistemas cyber-físicos.

O que possibilita a dinamização dos processos é a planta industrial ter uma interconectividade de toda a operação. Assim, os equipamentos se comunicam entre si, permitindo que haja alta capacidade e velocidade na troca das informações.

Quando falamos da indústria composta de automação é a inteligência artificial, conhecida pela sigla IA.

Deste modo, as máquinas e equipamentos são capazes de operacionar de forma autônoma, aprendendo a operação e se tornando cada vez mais independentes.

A movimentação de cargas internas

As logísticas internas são fundamentais na planta industrial, pois permitem que as operações e as matérias-primas sejam retiradas dos armazéns e entregues as produções e também recolocar os produtos no armazém.

Um planejamento logístico é necessário para uma fábrica segura e que tenha uma produção cada vez mais eficiente e segura.

Equipamentos são usados para operar as cargas, como os andaimes, os guindastes, as empilhadeiras e transpaleteiras, o que torna os processos e os recursos que são usados cada vez mais confiáveis.

Portanto, compreendemos que uma indústria é composta por inúmeros processos e que é de fundamental importância o planejamento das plantas industriais, levando em consideração o layout da fábrica e também os procedimentos de segurança.

Somente assim a montagem da fábrica será atendida e os processos altamente eficientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *