Aprendendo sobre a indústria de forma simplificada

Para que máquinas e equipamentos funcionem como o esperado, é preciso mantê-las em perfeito estado, o que é possível com a manutenção correta e que vise a troca de peças sempre que necessário, concerto de falhas mecânicas e, para algumas, o uso dos lubrificantes certos.

O óleo usado para lubrificação faz com que as peças deslizam de maneira mais eficiente, de modo que não causem atritos umas nas outras.

Isso é necessário pois, sem o lubrificante, o contato entre as peças pode causar a degradação e diminuição do tempo de uso.

Contudo, acontecer de as partes se desgastarem conforme vão trabalhando, é natural esse processo, porém esse ato libera partículas sólidas que acabam indo parar no reservatório de óleo.

No caso de grandes indústrias que têm máquinas robustas que demandam uma quantidade enorme de lubrificante, a única solução é aplicar um purificador de óleo que atua como uma centrífuga que vai retirar os elementos não pertencentes ao óleo. Ou seja, retira as partículas sólidas e também líquidos como a água que não deveriam estar misturados.

Esse processo é bastante eficiente, por isso pode ser empregado também em tanques de óleos combustíveis usados como meio de funcionamento para algumas máquinas.

Nesse sentido, é possível usar o purificador como meio de tratamento de combustíveis para utilizá-los. Inclusive, já existe um número alto de indústrias que fazem esse trabalho. Elas pegam produtos usados em atividades anteriores e trabalham para deixá-los livres de sujeiras e impurezas de forma a reutilizá-los.

Se aprofundando nos processos industriais

Pensando a respeito das tarefas desenvolvidas pelas empresas, é possível destacar o ato de fabricação de peças para máquinas e equipamentos, afinal, a sociedade não funciona sem ter as ferramentas certas para auxiliar nas tarefas diversas do dia a dia.

Nesse sentido, quando se fala nas indústrias de construção civil, por exemplo, é de suma importância ter caminhões, tratores, guindastes e outros que ajudam a carregar pesos e dar mais praticidade para as obras.

Já na vida cotidiana em uma residência, existem os eletrodomésticos como microondas, maquinas de lavar, geladeiras e outros.

Os princípios de funcionamento e as aplicações são bem diferentes. No entanto, para que todos sejam construídos é preciso passar por processos industriais semelhantes que vão criar as peças para compor cada um dos itens.

Sendo assim, destaca-se o setor de usinagem, que usa máquinas modernas para criar novos produtos.

O torno mecânico é uma ferramenta usada com destreza e precisão para a fabricação de peças em tamanhos e formatos distintos.

Ele possui uma alta resistência e consiste em pegar uma matéria bruta e trabalhar para criar peças como roscas, eixos, pinos e outros.

Segundo essa linha, tem ainda a técnica que usa um tamboreador vibratório para peças. Ou seja, dar um acabamento mais profissional.

Para isso, os itens são colocados a em um aparelho vibratório que possui um tambor rotativo e, dentro dele, vão estar alguns materiais abrasivos que quando entrarem em contato constante com a peça vão proporcionar melhorias significativas por meio de de ações como:

  • Polimento;
  • Limpeza;
  • Rebarbamento;
  • Nivelamento.

Quando o assunto é energia elétrica também há soluções inovadoras

Sabendo que o trabalho com altas tensões é arriscado, surgiram maneiras eficientes de desenvolvê-lo sem riscos ao funcionário.

Além disso, manter a rede elétrica com fios em perfeitas condições é imprescindível para evitar curtos-circuitos e acidentes.

Assim, as empresas podem optar por comprar crimpadora, uma máquina que realiza a emenda dos cabos sem perigo.

No mais, existem normas que ditam como os profissionais que atuam nessa área devem se proteger, as Nr são as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

Mais especificamente, Nr 10 aponta a obrigatoriedade do empregador em manter seus colaboradores em segurança com o uso de equipamentos de proteção individuais e coletivos.

Portanto, o não cumprimento das leis podem ter consequências como multas para o empregador. Então, tratar de segui-las é de extrema necessidade, afinal, seja em postes de luz ou instalação de redes elétricas dentro de empresas e residências, um pequeno erro pode causas grandes complicações e acidentes.

Então, há a possibilidade de contratar uma especialista na implementação e adequação as diretrizes da empresa para que se encaixe dentro da legislação nacional.

Essas empresas são competentes e experientes neste trabalho, possuem quadros de funcionários compostos por pessoal autorizado para lidar com energia e que saibam como agir para corrigir problemas que possam se apresentar.