Alguns elementos da estrutura elétrica industrial

Para a indústria funcionar, ela depende de inúmeros processos. Esses processos ajudam a formatar um sistema único de produção que pode ser muito eficiente, o que vai depender do planejamento e da execução de determinado projeto.

Para que a linha de produção não sofra com planejamentos que não foram bem definidos, a indústria se preocupa em formar primeiramente uma estrutura elétrica eficiente.

Essa estrutura é que permitirá, em grande parte, o sucesso das instalações de máquinas e de outros equipamentos.

Uma estrutura elétrica industrial vai desde uma locação de gerador 150 kva ou mais até a formação de uma central elétrica. Confira mais informações acerca desse sistemas nos tópicos a seguir:

Painel de comando elétrico

Uma dessas estruturas elétricas que devem ser pensadas dentro da indústria é a concepção de um lugar que venha a inserir os diversos componentes elétricos. Esse lugar é chamado de painel de comando.

Geralmente, um painel de comando é uma estrutura de quadro de metal no qual estão inseridos diversos tipos de componentes elétricos, como:

  • Disjuntores;
  • Temporizadores;
  • Reles;
  • CLP’s;
  • Placa pth;
  • Interruptores.

Todos esses componentes são importantes para o controle de todo o sistema elétrico. As funções do painel são variadas, podem tanto ajudar a fazer a distribuição da energia quanto de controlar um sistema. Assim, podem tanto comandar como manter o controle do sistema elétrico.

Cada painel elétrico é diferente, isso porquê cada um terá uma função de controlar equipamentos mecânicos diversos.

Desse modo, um painel elétrico sempre terá arranjos específicos de equipamentos que podem incluir componentes específicos ou não.

Assim, sempre dizemos que um painel elétrico está em constante comunicação com um painel de comando. Sempre a dualidade painel de controle e comando será diferente, pois são projetados para corresponder a processos diferentes.

Dessa forma, para planejar um painel de comando é necessário analisar como a máquina vai funcionar. Partindo daí, já é possível deduzir alguns componentes do painel de comando.

Elementos do painel de comando

Um painel de comando pode ter em sua estrutura geral alguns componentes comuns como:

1. Transformador de energia

O transformador é sempre utilizado para converter tensões elétricas em corrente alternada (CA) para uma outra tensão de corrente alternada (CA). Ou seja, o transformador muda as tensões elétricas.

O mais comum é a transformação de uma corrente 440 volts ou 380 volts para uma 220 ou 110 volts.

Também pode ser usado como um isolador que se coloca entre o painel e a rede de energia, transformando 220v em 220v ou 110v.

2. CLP

O CLP é chamado também de “Controlador Lógico Programável”, é a parte central do painel de comando.

Na prática, ele consegue ler diversas entradas de energia e executar lógicas e comandos tanto para operar saídas como para comandar dispositivos.

3. Fonte 24 vcc ou gerador energia CC

A fonte 24 vcc ou o gerador de energia CC (chamado também de fonte de alimentação) assim como o transformador, converte tensões CA em outra corrente CA.

Essa fonte de alimentação então transforma diversas tensões (110 ou 220) em 24 vcc que significa tensão e corente contínua.

Essa tensão é necessária para alimentar o CLP e dispositivos de controle.

Já a tensão 24 vcc é importante, pois opera com limitadores de energia, de modo a ter uma proteção contra curto-circuito.

Assim, caso haja um curto, simplesmente a fonte desliga, eliminando a necessidade de fusíveis e a perda de tempo em trocá-los.

4. Chave seletora geral:

De modo geral, essa chave desconecta toda energia que passa pelo painel de comando. Ela é visualizada geralmente porque tem uma haste com uma manopla.

5. Disjuntor e Canaletas

As canaletas tem como objetivo alojar os fios que interconectam os componentes elétricos.

Já um disjuntor é uma proteção contra sobrecargas de energia.

6. Bornes

Os bornes são pontos de conexão para juntar diversos fios. São feitos para realizar conexões internas e outras ajudam a fazer conexões aos componentes do sistema de controle.

7. Placas de conexão

As placas de conexão consistem em blocos que ajudam a simplificar a fiação dos componentes. Estão localizados em terminais específicos.

Todos os componentes do painel de comando ajudam a indústria a ter uma fluidez maior sobre a produção.

Neste ponto, é importante lembrar que sempre é necessário realizar a manutenção desses componentes, com equipamentos como analisador de energia.

Isso porque a manutenção ajuda o painel de comando a exercer sua função de forma plena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *