A utilização e a importância das válvulas para a indústria

A indústria possui diversos setores e cada um desses setores é responsável pela fabricação de um produto ou bem de consumo necessários ao nosso dia a dia. Mas todos e qualquer setor industrial faz uso de equipamentos e ferramentas que são indispensáveis para as linhas de produção, assim como toda a instalação hidraulica.

Esses equipamentos e instalações trazem mais agilidade para a produção, padronizam a qualidade do produto final e proporcionam mais segurança para os trabalhadores.

Por diminuir os gastos com mão de obra, os equipamentos industriais e instalações hidráulicas refletem em economia e diminuição do valor do produto final para os consumidores.

São benefícios que afetam a todos e, por isso, eles precisam ser bem cuidados e receber manutenção de qualidade. As válvulas são parte das instalações e, neste artigo, você irá entender mais sobre a sua importância e utilização.

Utilização das válvulas na indústria

As instalações hidráulicas utilizadas pela indústria possuem função importante e de acordo com a necessidade de fabricação.

Apesar disso, todas essas instalações visam facilitar a fabricação de diversos produtos. Elas possuem engenharia complexa e precisam receber manutenções que visem manter seu pleno funcionamento por meio do uso de peças como a válvula.

Na indústria, são utilizados diversos tipos de válvulas, como:

  • Válvulas esfera;
  • Válvulas borboleta;
  • Válvulas de agulha;
  • Válvulas globo;
  • Válvulas gaveta;
  • Válvulas pistão;
  • Válvulas solenoide;
  • Válvulas injetora;
  • Válvulas de pé;
  • Válvulas de bloqueio;
  • Válvulas de ar;
  • Válvulas de fluxo anular.

As válvulas correspondem a cerca de 10% das despesas de capital da indústria, pois elas podem ser utilizadas em situações como controle de fluidos, controle de instrumentação, dosagem de fluidos líquidos ou gasosos.

Além desses usos, as válvulas também são usadas em projetos de engenharia sanitária como canalizações de esgoto, além de usos diferentes como impedir o contrafluxo de fluidos. As válvulas também são utilizadas nos equipamentos industriais para injeção de combustíveis.

Além desses usos, as válvulas possuem diversos outros e tudo de acordo com o seu tipo e a necessidade. No próximo tópico você conhecerá alguns tipos de válvulas mais utilizados pela indústria. Acompanhe.

Tipos de válvulas mais utilizados pela indústria

Como você pôde notar no tópico anterior, existem diversos tipos de válvulas e cada uma delas é destinada a um uso diferente.

Uma das válvulas mais utilizadas na indústria é a valvula 3 2 vias pneumatica, usada para controlar a direção ou pressão e até vazão do ar comprimido, que movimenta um cilindro, atuador ou outros componentes que fazem parte da automação de equipamentos industriais.

Esse tipo de válvulas pode trabalhar sozinho ou em conjunto com outras válvulas. Quando montada em um conjunto de blocos, economiza espaços e leva menos tempo para instalação, pois haverá uma única entrada de ar e mesma saída.

As valvulas pneumaticas direcionais são cada vez mais utilizadas pelo setor industrial por conta de sua flexibilidade, podendo ser aplicada em diversas funções simples.

Essas funções podem ser abrir um portão, desligar chaves de comando, dentre outras aplicações que demandem mais força e movimento.

Além disso, esse tipo de válvulas pode ser usado para comando, partida, regulagem, parada e mudança de direção de fluxo de ar comprimido. Trata-se, também, de um componente muito importante para o acionamento do cilindro pneumático.

Já a válvula direcional hidráulica é uma peça utilizada para diversas funções dentro da indústria, como orientar a direção do fluxo que deve ser seguido pelo fluido. Trata-se de um componente industrial comercializado a um baixo custo, o que acaba por se tornar um excelente investimento.

Além disso, essas válvulas são fabricadas dentro de rígidos controles de fabricação, sendo um produto inovador e muito resistente.

Além das válvulas, outro componente que também é bastante utilizado pela indústria é a conexão. As conexões, assim como as válvulas, são muito utilizadas para a ligação entre dois tubos de passagem de fluidos e é essencial para a manutenção de redes hidráulicas industriais.

Como você percebeu ao ler este artigo, os equipamentos e válvulas industriais são muito importantes para o dia a dia nos mais diversos setores da indústria.

O controle de fluxo é importante para que não haja vazamentos, principalmente quando se trata de gases que possam ser inflamáveis ou vazamento de combustíveis.

Independentemente de qual seja o fluido, as válvulas são fundamentais para o controle destes e o bom andamento da indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *