A utilização do ferro dentro da indústria

Os metais por oferecerem resistência e durabilidade, são amplamente utilizados no setor industrial, dando origem a variadas peças que vão integrar o cotidiano e outros setores importantes na sociedade e economia.

Por conta da importância do uso dos metais dentro do ambiente industrial, esse artigo vai abordar sobre a temática. Confira!

Utilização do ferro dentro do âmbito industrial

O ferro é um material amplamente utilizado no setor industrial. Sua utilização se dá, principalmente, para a produção de outras ligas de metal, como é o caso do aço (tanto inox como carbono).

Além disso, o ferro por si só é bastante utilizado em procedimentos da construção civil, na estrutura de residências, para estruturação de pontes e vários outros locais em que sua utilização é permitida.

Ele atua na fabricação de outras peças, integrando máquinas, ferramentas e sendo destinado a vários setores dentro da indústria, como é o caso do setor automobilístico, de eletrodomésticos e até mesmo de eletrônicos.

Mesmo sendo um material muito resistente e utilizado em vários segmentos, o ferro tem suas “fraquezas” e por isso, é submetido a alguns procedimentos industriais para ganhar mais resistência.

Estamos falando da galvanização ou do ferro galvanizado.

O ferro em contato com água e umidade pode acabar sofrendo um desgaste e com isso, ele oxida e acaba enferrujando.

A galvanização é um processo bastante interessante que ocorre dentro da indústria, por meio da aplicação de uma pintura eletrostática que confere ao ferro resistência diante da corrosão e ferrugem.

Esse procedimento, portanto, torna o ferro mais resistente e apto a estar em locais com presença de umidade.

Outro trabalho interessante que a indústria realiza com os metais é feito pela metalurgia, desde um processo de extração dos minérios da rocha de forma precisa até um trabalho com esse metal, que pode ser fundido e trabalhado para dar origens a outras peças.

É o setor da siderurgia e usinagem que ficam responsáveis pelo trabalho com o metal, no sentindo de trazer uma forma a ele e dar origem a novos produtos que possam ser utilizados por outros segmentos industriais.

A partir daí surgem as chapas de ferro. Essas chapas podem contar com diferentes tamanhos, espessuras, com cortes, furos e dobradiças para facilitar sua instalação.

Além disso, é possível realizar a utilização dessas chapas em vários segmentos como:

  • Da fabricação de automóveis;
  • Indústria naval;
  • Indústria aeronáutica;
  • Segmentos hospitalares;
  • Na fabricação de móveis e eletrodomésticos;
  • Na construção civil.

Os metais à base de ferro, em especial, as chapas possuem uma grande usabilidade, resistência são utilizadas exatamente pelo fato de serem duráveis.

Outro material bastante interessante à base de ferro e que está disponível no mercado é o perfil de ferro. Esse material é um tubo galvanizado que pode ser utilizado em diversos segmentos da construção civil, principalmente, em sua parte estrutural.

Por fim, vale a pena citar também sobre a importância do uso da porca gaiola. No setor da usinagem, o metal dá origem a diversos parafusos e porcas, que auxiliam na fixação de parafusos em móveis, carros, aviões e outros.

Esse tipo de porca, em específico, pode ser instalada em cavidades que são quadradas, como nos racks (que é um móvel muito utilizado nas residências e ambiente comercial).

Além desse tipo de porca, que pode ser utilizado com um material de aço, existem vários outros modelos com usabilidades diferentes.

Outros elementos importantes

A indústria atua na produção de diversos elementos importantes, que seguem normas técnicas de segurança e são utilizadas em diversos equipamentos.

Esses produtos, apesar de estar presentes no dia a dia, passam por um processo de produção complexo, mas ao mesmo tempo, moderno e otimizado.

Um deles, é a régua para rack, um material que contribui na produção desse eletrodoméstico e que permite a utilização de uma fiação ou conexão elétrica nesse local. Além disso, contribui para que esse rack possua entrada para tomadas a partir da instalação de um plug.

Além do uso desse equipamento, que passa pela fabricação industrial é o alicate amperímetro preço. Esse tipo de alicate é utilizado na parte elétrica para verificar a corrente elétrica que passa pela fiação de determinado local.

Além disso, ele é indicado para verificação da voltagem no local. Os eletricistas e profissionais de rede de energia conhecem bem o funcionamento e importância desse material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *