A relevância do sistema hidráulico na indústria

Os trabalhos desenvolvidos na indústria são importantes para a diversidade de mercadorias que são comercializadas no varejo.

O uso de equipamentos, ferramentas e máquinas potentes, somada uma matéria-prima de qualidade pode resultar em uma produção eficiente e com mercadorias excelentes, fator que pode conquistar o público, criando uma preferência pelo produto de uma determinada empresa industrial.

As instalações hidráulicas são muito fundamentais para um bom desempenho das empresas, pois abrange: tubulações de gás, águas pluviais, esgoto e redes de abastecimento.

A importância dos sistemas hidráulicos na indústria

Um sistema hidráulico é usado com frequência e em larga escala em diversos segmentos, já que, é responsável pela multiplicação de movimentos e transmissão de força, partindo do uso de bombas hidráulicas e condutores, atuadores e motores hidráulicos, servo válvulas, válvulas de controle, reguladoras, entre outros.

As atividades industriais são realizadas com uma série de máquinas, equipamentos, estruturas, sistemas e redes que são interligados para a geração de energia que é uma grandeza essencial para a produtividade.

Para ter eficiência nos serviços, a elaboração de um projeto hidráulico é que as operações de força mecânica que acontecem por meio de um fluido aconteçam com qualidade.

O projeto tem o objetivo de distribuir dos encanamentos e tubos que são usados no transporte de fluidos, de forma estratégica.

A instalação de tubos de boa procedência são uma forma de conseguir o melhor aproveitamento e evitar vazamentos de líquidos, gases, esgotos e fluidos, garantindo uma condução eficiente sem problemas.

Os benefícios do projeto hidráulico para a indústria são:

  • Maior agilidade;
  • Aumento da produtividade;
  • Precisão nos processos;
  • Competitividade perante os concorrentes;
  • Inovação e aproveitamento da planta industrial;
  • Qualidade.

Alguns equipamentos são importantes para manter o sistema de tubos sem nenhuma partícula de ar comprimido. O purgador automático eletrônico tem a função de retirar o condensado das tubulações, realizando o processo de forma simples, prática e rápida, sem causar entupimento ou emperrar.

Esse processo é possível, graças a uma válvula solenóide presente no purgador que com a atuação de um temporizador, que pode ser regulado conforme as necessidades de drenagem.

O modelo eletrônico possui os seguintes pontos positivos: instalação simples, descarga com ajuste variável e automático, LED com indicação on/off, excelente custo-benefício e baixo índice de manutenção.

O contador de partículas é usado para detectar a presença de matéria em uma fonte de amostras, indicando o seu tamanho. Esse equipamento é usado para medir partículas em fontes de ar, gases, líquidos e outros fluidos. Um contador é essencial para o controle de qualidade nas atividades industriais.

Peças importantes para o sistema hidráulico

O funcionamento do sistema depende muito dos componentes usados. O filtro hidraulico, por exemplo, tem a função de fazer a separação de substâncias sólidas que podem estar presentes nas instalações.

O uso dos filtros na indústria ajudam a no desempenho das máquinas, graças ao processo de filtração, fator-chave para conseguir um excelente desempenho com os equipamentos, evitando problemas que possam comprometer as funcionalidades.

A força e filtragem hidráulica é muito usada para os fluidos como o óleo, que é essencial para a lubrificação dos e proteção das bombas, válvulas e cilindros para desgastes. A falta de utilização dos filtros pode gerar um acúmulo de partículas sólidas, situação que pode prejudicar a rotina de trabalho.

Uma peça com versatilidade e muita qualidade é a abraçadeira tipo gota 4, peça que pode ser usada em sistemas elétricos e hidráulicas. O poder e unir duas extremidades e capacidade de fixação são os pontos fortes deste componente. Na instalação é possível usar a abraçadeira na posição horizontal ou vertical.

Os benefícios que podem ser aproveitados são: durabilidade, manuseio simples em tarefas de afrouxamento, resistência a corrosão e umidade, preço acessível, entre outros.

Tubos e conexões PVC são materiais usados e instalações para a condução e transporte de água fria. É muito importante em sistema de distribuição de água. No mercado há duas opções de PVC (Policloreto de Vinila): o rosqueável (branco) e o soldável (marrom).

Esse modelo de tubo é muito utilizado em instalações residenciais, devido à qualidade, economia, eficiência, resistência a produtos químicos, montagem simples, entre outros.

Portanto, os sistemas hidráulicos são importantes para o trabalho na indústria, agregando um desempenho satisfatório nas empresas. Fazer uma aquisição de equipamentos e máquinas hidráulicas proporcionam bons resultados, sucesso e lucros para vários segmentos que usam esse sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *