A limpeza de sistemas na indústria

A indústria é muito ampla, e mesmo se quiséssemos, não seria possível descrever todos os setores que a compõem e qual os serviços que cada um deles desempenha. Sendo assim, é ideal considerarmos que cada um possui um determinado objetivo.

Esses específicos procedimentos, muitas das vezes, se utilizam de alguns tipos de componentes que podem acabar contaminando áreas e dentre outros materiais, como a água.

Sendo assim, nas indústrias é altamente necessário buscar por sistemas de limpeza, como o desmineralizador de água, para que assim seja possível promover alguns benefícios. E é exatamente sobre esses sistemas que vamos falar.

Se você tem curiosidade acerca da temática, aconselho que permaneça com a sua leitura e venha compreender mais como funcionam esses sistemas e como eles podem ser benéficos, tanto para a sua indústria quanto para o meio ambiente como um todo.

Separador de água e óleo

Para que você consiga entender mais sobre, é necessário saber que o separador de água e óleo é um tipo de sistema que é utilizado para receber efluentes e águas que se encontram contaminadas de óleos e graxas, sendo componentes que provém de determinados ofícios, como:

  • Áreas de manutenção;

  • Lavagem e higienização de veículos;

  • Máquinas em oficinas;

  • Espaços industriais em geral.

E sendo assim, a partir de um método físico, se possibilita a realização da separação entre a água e o óleo. Basicamente, o líquido que está contaminado com esse óleo deve passa pelo bloco, no qual a água flui de maneira normal, mas o óleo fica ali retido.

Tendo uma densidade menor que a da água, um líquido como o óleo sobe para a superfície do sistema e logo depois é recolhido por tubos coletores, sendo levados para locais adequados onde ficam armazenados.

Esses sistemas são alocados dentro de tanques, e esses podem vir a ser fabricados em concreto ou aço carbono, mas vale ressaltar que dependendo do tamanho necessário, é mais viável a construção em concreto.

Para que se tenha um bom funcionamento desses aparelhos, é recomendado que se evite a introdução de sólidos mais grosso no interior do mesmo.

E para que se evite a ocorrência disso, é introduzido ali uma grade antes da entrada da caixa de areia. Essa caixa necessita ser limpa quando o volume dos sólidos atingirem a metade do volume que é considerado útil. Já a parte da remoção do próprio óleo se dá pelo dispositivo de drenagem que há no sistema.

Sistema de reuso de água

O sistema de reuso de água é um aspecto que se mostra altamente importante, tanto para a sua empresa quanto para o meio ambiente em geral.

Diante do aumento considerável na população das grandes cidades, cada vez mais são comuns crises no sistema de abastecimento de água, e como uma alternativa para essa realidade, o reuso de água vem como um importante procedimento para diminuir situações como a descrita acima.

Para que você entenda como funciona e quais os benefícios, saiba que os sistemas de reuso de água se baseiam num conceito simples de captação e armazenamento de água da chuva, também sendo possível que haja a criação desse sistema para aquelas águas que já foram utilizadas e não necessitam do descarte imediato, dando a elas uma outra função.

Ou seja, é possível captar a água utilizada no cotidiano da indústria, para então realizar a lavagem de hangares, veículos, corredores, calçadas e etc.

Escovas industriais

A escova de vedação, se trata de uma ferramenta que consiste e é composta por uma base rígida e fios que são altamente flexíveis.

Além disso, a ferramenta é utilizadas nos mais diferentes materiais e é aplicada em sistemas de vedação que existem em ambientes fechados, de modo a prevenir frestas e aberturas.

Além dela, também temos a escova tubular, que é um instrumento que possui uma haste composta de cerdas de nylon, latão, aço carbono.

Basicamente, ela serve para realizar a limpeza em âmbito interno de tubos e outros orifícios, podendo ser utilizada nos mais diversos setores – isso se mostra possível pois a mesma pode ser acoplada em acessórios como a rosca.

Enfim, as escovas industriais tem o objetivo de promover a vedação e limpeza em determinados materiais, auxiliando contundentemente na execução de específicas tarefas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *