A indústria e a borracha como meio de produção

A indústria, em seus mais diversos segmentos, utiliza uma série de máquinas, ferramentas e materiais para a produção de tudo o que disponibiliza no mercado. No entanto, muitas pessoas nem imaginam como são feitos esses procedimentos e como materiais como a borracha podem ser utilizados no dia a dia da produção industrial.

Visando a praticidade para a linha de produção e uma qualidade superior para o produto final, a indústria cada vez mais investe nos materiais utilizados.

Se você quer saber um pouco mais sobre as linhas de produção e os materiais utilizados, ou tem algumas dúvidas, continue lendo este artigo.

Importância da borracha para a indústria

A Seringueira é a maior fonte de borracha natural do mundo. Já a borracha é um produto muito utilizado no transporte, pela indústria e para a confecção bélica.

No mundo todo, existem mais de 40 mil produtos que utilizam a borracha em sua composição de alguma maneira. Além disso, a borracha também é utilizada como matéria-prima para cerca de 400 dispositivos médicos.

Por conta de sua estrutura molecular e alto peso, é a única entre os produtos que podem ser encontrados na natureza, além de possuir características como:

  • Elasticidade;
  • Plasticidade;
  • Resistência;
  • Propriedades isolantes;
  • Impermeabilidade.

Todas essas características fazem com que a borracha seja única em suas propriedades, sendo muito útil na indústria para diversas utilizações. No tópico a seguir, você saberá um pouco mais sobre como a borracha é utilizada pelas indústrias.

Como a indústria utiliza a borracha

A indústria pode fazer uso da borracha de diversas maneiras e para diversos fins. O lençol de borracha, por exemplo, é bastante utilizado para a proteção de máquinas, visando manter sua integridade, assim como a integridade de suas peças.

Fazendo uso desse produto, é possível revestir conjuntos mecânicos ou estruturais. Existem diversos tipos de lençóis de borracha, como:

  • Nitrílica;
  • Viton;
  • SBR;
  • Neoprene;
  • Natural;
  • Silicone;
  • Pulsometro;
  • EPDM;
  • Lâmina Rosa;
  • Látex.

Além desse tipo de uso, as indústrias podem procurar por fabricante de borracha de silicone, pois, como a borracha de silicone é um elastômero de secagem, isto resulta em um produto elástico que oferece excelente resistência e é de fácil moldagem.

Para uma boa utilização, é necessário juntar um catalisador com a borracha, tornando uma mistura muito recomendada para a fabricação de moldes, que reproduzem de maneira excelente os detalhes de cada modelo.

Outro item de borracha bastante utilizado pelo meio industrial é a junta de borracha. Trata-se de uma estrutura que, na maioria das vezes, possui formato circular.

O objetivo da utilização dessas juntas é obstruir passagens que podem permitir vazamentos, como em encanamentos, por exemplo. A vedação proporcionada por uma junta feita de borracha evita os escapes indesejados.

Utilização e benefícios da borracha

Além de todos esses itens já mencionados, a indústrias também utilizam o tapete de borracha. Aliás, não só as indústrias utilizam, como diversos outros lugares, como empresas, escolas, academias etc.

Esses tapetes oferecem segurança aos locais em que estão instalados, diminuindo consideravelmente o risco de quedas e minimizando os impactos. Podem ser instalados nos mais variados lugares, de acordo com as necessidades apresentadas pelo local.

As borrachas, como você já sabe, são utilizadas nos mais diversos produtos. No Brasil, a fabricação de borracha é muito grande, sendo um produto de exportação bastante importante.

Se você prestar atenção, irá encontrar em sua casa, trabalho, escola, faculdade, academia etc. diversos produtos feitos de borracha.

Podemos pensar que sem a borracha, muito do que consumimos hoje talvez não existiria, ou pelo menos não ofereceria a mesma qualidade que possui hoje.

Por ser tão importante no dia a dia de tantas pessoas, a fabricação da borracha também tem se desenvolvido, a fim de oferecer o melhor produto para os consumidores.

Em fornecedores especializados, como uma casa das borrachas, as fabricantes podem encontrar os produtos que precisam, com muita facilidade, permitindo a fabricação daquilo que disponibiliza no mercado, bem como a proteção de suas máquinas, dentre outras necessidades do uso da borracha.

Sua utilidade é muito popular, o que torna a borracha insubstituível em muitos quesitos.

Seja na fabricação ou na proteção, se você analisar outros tipos de produtos oferecidos pelo mercado, notará que a borracha é insubstituível para suas finalidades. Sabendo disso, torna-se perfeitamente compreensível o porquê de a indústria não abrir mão do uso desse bem natural tão popular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *