A importância dos cuidados com equipamentos de laboratório

Embora muitas pessoas pensem que isso é uma exclusividade da indústria farmacêutica e química, todos os setores industriais contam com um laboratório para as suas atividades.

Isso porque os laboratórios são essenciais para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e, mais do que isso, são responsáveis por fazer o controle de qualidade de diversos itens.

Esses laboratórios contam com muitos equipamentos, que variam de acordo com o seu uso. Neste artigo, você vai descobrir quais são os cuidados que um laboratório industrial exige e quais são os equipamentos mais comuns nesse meio.

Calibração de instrumentos

A balança digital é um equipamento presente na grande maioria dos laboratórios industriais. É um instrumento de precisão, que consegue detectar o peso a partir de 0,1 miligrama.

Por ser muito preciso, alguns cuidados devem ser tomados com a balança, como limpar antes e depois de usar, colocar em local longe de correntes de ar e vibrações e fixa em um lugar, sem movimentações.

O objetivo de todos esses cuidados é garantir a precisão da balança, que é uma palavra-chave importante quando o assunto é laboratório. Um erro mínimo nos números pode fazer toda a diferença em um produto.

Para entender a importância da precisão da balança, pode-se pensar na indústria farmacêutica. Na pesquisa e desenvolvimento de um novo medicamento, os registros sobre as experiências podem ter alguns números ligeiramente inexatos.

Das próximas vezes em que forem produzidos, com um balança com resultados completamente exatos, pode-se obter um remédio diferente e encontrar sérios problemas legais.

A Calibração de equipamentos de laboratorio, então, é de extrema importância e deve acontecer mesmo quando não há problema aparente. Na verdade, existem muitas situações nas quais a calibração deve ser feita:

  • Logo após a compra;
  • Logo após o conserto;
  • Depois de uso intenso;
  • Após queda ou movimentação;
  • Antes de uma tarefa delicada;
  • Após longo período sem uso.

Assim, é algo muito mais frequente do que se imagina. Alguns testes de calibração podem ser feitas pelos próprios funcionários, mas outras precisam ser realizadas por uma empresa especializada.

Afinal, algumas calibrações são obrigatórias por lei e exigem um laudo garantindo que foi possível aferir dados precisos com aqueles instrumentos.

Em palavras simples, o teste calibração se resume em utilizar itens padronizados, com características já bem definidas, no instrumento e comparar os resultados conseguidos com as informações já estabelecidas.

Assim, quando se trata de algo mais simples, como uma balança de precisão, é possível testar a calibragem diariamente se desejado. Basta colocar um objeto de peso detalhadamente definido por um órgão confiável na balança.

Quando o teste não indica precisão, porém, é necessário chamar uma empresa de Manutenção de equipamentos de laboratório. Pode ser preciso trocar algumas peças, fazer uma limpeza de peças internas e outras possíveis ações reparadoras.

Em alguns casos, a empresa de manutenção pode visitar a indústria periodicamente e realizar testes com todos os equipamentos do laboratório. Mas também é possível enviar os equipamentos para serem examinados nessas empresas.

A importância do transformador

O transformador é o dispositivo responsável por tornar possível que os instrumentos de medição sejam abastecidos eletricamente sem queimar. Para entender como isso acontece, é preciso primeiro saber o que é um transformador.

O transformador é um equipamento responsável por modificar o valor de tensão em um circuito elétrico, utilizando bobinas para tal.

Ele é capaz de modificar a voltagem, a força, a corrente, o potencial, é um verdadeiro coringa quando o assunto é eletricidade. O dispositivo é tão importante para os instrumentos de medição por diminuir a corrente elétrica para eles.

Como o circuito elétrico industrial abastece grandes máquinas e os instrumentos utilizam apenas uma pequena quantidade de energia, haveria uma sobrecarga sem o uso do transformador. Dessa maneira, a Venda de transformadores para o setor industrial é crucial para os laboratórios.

Além disso, os transformadores tornam possível que o fornecimento de energia seja mais instável. Eles convertem uma corrente alternada (CA) em uma corrente contínua (CC). Isso também evita sobrecargas e preserva os equipamentos.

Em conclusão, os laboratórios envolvem muitos cuidados. Não apenas calibrar os instrumentos de medição e usar transformadores de energia, mas também cuidados como a esterilização dos materiais e o descarte cuidadoso do lixo, fazendo a separação adequada e considerando toxicidade.

Os profissionais que trabalham em laboratórios industriais precisam ser pessoas com bastante disciplina e que apreciam metodologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *