A importância do uso de chapas em aço na indústria

As empresas que atuam no segmento da indústria possuem diversos processos produtivos que são realizados diariamente para atender as necessidades dos seus clientes, que podem ser fornecedores, lojas de produtos e pessoas trabalham utilizando chapas em aço.

Peças e chapas em aço, ferro, inox e outros materiais podem ser aplicados em vários segmentos.

Nos diversos segmentos da indústria, as chapas são usadas, pois, os benefícios que proporcionam aos serviços como resistência, durabilidade e proteção são muito importantes e ajudam a evitar problemas.

Opções de peças e materiais usados na indústria

A chapa perfurada inox é uma peça muito utilizada em vários serviços industriais. Possui vários tamanhos e medidas e a sua fabricação é a base de uma liga metálica composta por ferro e cromo.

A chapa perfurada pode ser usada nas máquinas e equipamentos na construção civil, usinas e de plataformas petroleiras.

Além da indústria a chapa perfurada preço pode ser aproveitada em serviços de decoração, o que pode gerar dúvidas de qual o melhor formato de chapa poderá ser usado como peça decorativa, pois, essa chapa possui modelos com furos:

  • Cônicos;
  • Ovais;
  • Quadrados;
  • Retangulares;
  • Oblongos;
  • Losangulares;
  • Hexagonais;
  • Venezianos entre outros.

Pesquisar informações e referências é uma maneira de conseguir encontrar a chapa perfurada com preço acessível e qualidade.

A perfuração na chapa é feita com uma máquina a laser, com sistema de punções ou jatos d’água, permitindo a passagem de ar e som durante a produção, além do escoamento dos líquidos que ficam acumulados durante o serviço de perfuração.

A produção de chapas de aço possui um alto e rigoroso controle de qualidade e normas técnicas, para assegurar que o produto ofereça aos clientes, segurança, capacidade de suportar altas temperaturas, corrosão, abrasão e outras situações de extrema exigência.

Outro modelo é a chapa de aço, peça que é produzida através de uma mistura de metais, que podem variar, de acordo com a necessidade que o serviço exige.

O aço comum não possui resistência suficiente a corrosividade, abrasividade, altas temperaturas e outros fatores. As empresas fabricantes de chapas que utilizam o aço, podem colocar esse material em substâncias químicas para potencializar a sua força.

As chapas em aço galvanizado, por exemplo, são feitas como as de aço comum, mas, recebem um banho de zinco que cria uma camada protetora, forte e resistente a várias situações, por isso é muito usadas no setor hospitalar, naval, construção civil, químico, serviços de criação de máquinas e equipamentos, entre outros.

Como funciona o processo de molde das chapas?

As chapas de aço comum, ferro, alumínio, inox e outros materiais precisam passar por um processo de corte e dobra para ganharem o formato retangular, em L, U, I e outros modelos.

O corte e dobra de chapas é feito de acordo com as especificações dos clientes, informação que é muito importante para evitar problemas e desperdícios durante a fabricação.

Conversar com o cliente para obter informações do tipo de chapa, tamanho, formato, qualidade, largura, altura, comprimento e espessura, dados estes que ajudam no momento da produção, é importante.

A dobra é realizada em chapas que são usadas como calhas e rufos. Nesse processo a qualidade da chapa não sofre alterações, já que é exposta a altas temperaturas para que o material ganhe forma.

O corte é feito com lâminas de alta pressão, proporcionando resistência, precisão e qualidade a chapa. Utiliza-se uma guilhotina (corte a frio) e plasma ou laser (corte térmico).

O corte a frio oferece ângulos retos e pode ser feito com rapidez, já o corte térmico faz o corte através de uma leitura do material, ou seja, consegue cortar qualquer chapa.

As chapas de aço, com o corte, dobra e espessura adequada podem ser utilizadas para a fabricação de telhas, na construção civil, tanques de armazenamento, serviços residenciais, engrenagens mecânicas, elaboração de máquinas, peças e procedimentos da indústria automotiva e mecânica.

Em todas essas áreas são usadas as chapas de aço grossa.

O modelo galvanizado pode ser usado para isolamento térmico e proteção de sistemas, estruturas de ar condicionados, fachadas, em telhas, calhas, rufos e outras funções.

Independente da espessura e modelo de chapa, esse material oferece alta resistência, durabilidade, segurança, baixo índice de manutenção, fácil aplicação nos serviços e outros ganhos.

Dessa forma, pesquisar locais especializados em chapas de aço é a melhor maneira de obter o material com custo acessível, qualidade e eficiência em várias atividades industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *