A importância do aço para a indústria

O setor industrial é muito importante para o crescimento econômico e o desenvolvimento das empresas. As companhias trabalham diariamente para produzir peças com qualidade, eficiência e segurança para oferecer o melhor produto ao seu cliente. Nesse contexto, existem diversos materiais e matérias-primas que podem ser usadas para a fabricação de mercadorias.

Alguns desses insumos são muito importantes para a indústria, por causa das suas propriedades de alta durabilidade e resistência. O ferro e o aço, por exemplo, são os materiais mais usados pelas empresas devido às suas qualidades que proporcionam otimização de tempo e segurança nos processos.

Materiais e produtos metálicos

Na indústria, a chapa é muito usada em vários segmentos. Esse material pode ser composto por meio de um processo industrial que transforma as chapas em peças finas e planas.

No setor de construção, a chapa é muito empregada, principalmente o modelo galvanizado, que é feito com folhas finas de aço que recebem um banho de zinco para aumentar a sua resistência a corrosão.

Ela é usada para construção de galpões, casas, estruturas comerciais e na composição de máquinas e equipamentos que necessitam de chapa metálica na sua formação.

A utilização de chapas nos equipamentos é um excelente benefício em relação à durabilidade, porque ela consegue resistir a exposição de umidade, gordura, altas temperaturas e produtos químicos.

Outro elemento muito usado na confecção de produtos é o inox, material que é produzido com uma liga metálica que contém ferro, cromo, níquel e carbono, mistura que é bastante resistente ao calor e corrosão.

A sua fabricação pode variar de acordo com a necessidade, ou seja, é possível ter outros elementos que melhoram a sua característica básica. Essa combinação para ter o inox é muito usada para aumentar a qualidade do aço, dando forma ao famoso aço inox.

A chapa de aço comum é muito sensível e, com o decorrer do tempo e os fatores climáticos, pode sofrer com corrosões, ferrugem e outros problemas.

Por isso as fábricas realizam a produção de chapas com diversas opções e tratamento diferenciado para cada modelo, de modo a garantir qualidade ao material e facilitar a vida das pessoas que usam essa peça.

No mercado é possível encontrar:

  • Chapas grossas;
  • Chapas xadrez;
  • Chapas laminadas quente;
  • Chapas laminadas a frio;
  • Chapas galvanizadas.

Essas são algumas das opções que podem ser usadas em diversos setores, por exemplo, construção, indústria naval, petroquímica, alimentícias, ambientes hospitalares e outros lugares.

O inox é usado para a fabricação de tubo retangular de inox para atribuir as qualidades de resistência a corrosão e oxidação, que aumenta a sua durabilidade e evita gastos inesperados e o número de manutenções, principalmente quando comparado a outros tipos de tubos.

Esse modelo é muito utilizado em projetos de estruturação, fundação e obras de grande porte, por causa do design e funcionalidade. Mas, podem estar presente em serviços mais simples como a produção de um portão, sendo estrutura de móveis de metal como mesas, gabinetes, armários, cadeiras, etc.

É possível criar acessórios para cozinhas industriais e residenciais, revestimentos para área interna e externa, escadas, corrimão, esquadrias e mezaninos com o tubo retangular.

Telas e as suas funções

A tela para peneira é muito usada na indústria para ajudar na separação de materiais em peneiras ou para a proteção de algum objeto.

Sua fabricação é feita com a junção de fios de nylon e aço, que formam uma malha, dando forma a tela. Existem vários modelos de telas que são usadas em peneiras rotativas, vibratórias e manuais.

As peneiras vibratórias, por exemplo, são muito empregadas em serviços de mineração, pedreiras e siderúrgicas. Esta peneira possui um formato arredondado e as telas para peneiras mineração pode ser de arame galvanizado ou aço inoxidável.

Os produtos e peças que são compostos em aço inoxidável são muito importantes no dia a dia das pessoas, porque possui qualidade, boa durabilidade, promove segurança e evita gastos desnecessários.

O aço inox pode ser usado em peças que são úteis no ramo hospitalar, peças para automóveis que são essenciais para a indústria, equipamentos náuticos, revestimentos de elevadores, cutelaria e eletrodomésticos.

Os benefícios do uso do aço inox são: resistência mecânica adequada, material inerte, facilidade de união com outros materiais, aparência higiênica, força a altas temperaturas e as criogênicas (abaixo de 0º), excelente apelo visual promovendo leveza, modernidade, beleza, baixo custo de manutenção, entre outros benefícios.

Portanto, pesquise dicas e referências para encontrar uma empresa fabricante de aço inoxidável de qualidade, para conseguir realizar a aquisição com bom custo-benefício, segurança e conseguir eficiência na produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *