A importância da usinagem para a indústria

A indústria é a responsável por boa parte de tudo o que consumimos, desde nossos alimentos até a casa em que moramos. Mas para que ela consiga suprir todas as necessidades dos consumidores, precisa fazer uso de diversas máquinas e ferramentas.

Esses equipamentos auxiliam na produção do que é fabricado, agilizam os processos de fabricação e também preservam a integridade física e a saúde de seus funcionários.

Outro grande benefício desses equipamentos é a alta qualidade do que é fabricado, oferecendo a nós, consumidores, produtos de qualidade cada vez mais elevada.

Mas isso só é possível por meio de outro setor industrial: a usinagem. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância da usinagem para a indústria.

O que é a usinagem

A usinagem é um processo de fabricação de peças de metal. Trata-se de uma atividade fundamental para outras empresas do ramo industrial que trabalham por meio do uso de ferramentas e máquinas que dependem da fabricação das peças usinadas.

Essas peças são específicas, possuem desenhos e tamanhos precisamente projetados para o funcionamento dos equipamentos, e as grandes empresas não podem operar sem essas peças.

Para que possa fabricar peças que são parte fundamental do funcionamento de diversos equipamentos, a usinagem faz uso de diversos processos como:

  • Serramento;
  • Aplainamento;
  • Torneamento;
  • Fresamento;
  • Furação;
  • Brochamento;
  • Eletroerosão.

Um dos serviços disponíveis por esse setor industrial é a usinagem pesada, um processo muito utilizado no reparo e também na manutenção de peças que já estão em uso.

Tal procedimento devolve às peças a sua função para colaborar no bom funcionamento das máquinas utilizadas pela indústria. No próximo tópico, vamos falar um pouco mais sobre os processos de usinagem. Confira.

Processos realizados pela usinagem

As empresas de usinagem realizam um trabalho que promove a existência de todo o maquinário presente na indústria, em seus mais variados setores. Mas para que seja possível, esse setor industrial faz uso de diversos equipamentos e procedimentos.

As peças fabricadas precisam possuir formato e medidas exatamente de acordo com o que foi solicitado pelo cliente, ou seja, não podem haver erros. Além disso, diversos tipos de materiais são utilizados para a confecção das mais variadas peças.

Um desses materiais é a chapa de aço carbono 3mm. Essas chapas são empregadas na fabricação de diferentes peças que podem ser usadas para variadas necessidades.

A usinagem de chapas de aço requer cuidados específicos e também o uso de equipamentos apropriados na usinagem. E por falar nesses equipamentos, os mais utilizados são:

  • Torno;
  • Fresa;
  • Furadeira de coluna dupla;
  • Furadeira de bancada.

Além dessas máquinas, diversas outras são utilizadas pela usinagem. No entanto, uma das mais clássicas é o torno, que permite a fabricação de peças geométricas.

Para isso, o torno faz uso de um eixo horizontal rotativo que proporciona forma e acabamento para uma peça. Já a fresa é utilizada para desbastar e cortar metais, os cortadores giram em um movimento contínuo, o que permite a criação do formato desejado.

As máquinas utilizadas pela usinagem são específicas para trabalhos com metal, trabalhando na fabricação de um material bruto que se transforma em diferentes tipos de peças.

Quem procura por chapa de aço carbono preço, irá encontrar na usinagem a possibilidade de trabalhar, além das chapas, com qualquer outro tipo de material em metal.

Além dos equipamentos utilizados, os profissionais envolvidos no processo são experientes e competentes, aptos a manusear os equipamentos e com os cálculos necessários para as medidas solicitadas.

Todos os sistemas de engrenagem dos maquinários industriais, assim como automóveis, aviões etc. possuem alguma peça que tenha sido fabricada pela usinagem.

Portanto, pode-se dizer que ela é fundamental para a existência de tudo o que consumimos hoje. A usinagem de peças vem evoluindo cada vez mais, investindo em automação de seus processos, proporcionando qualidade ainda mais elevada.

Isso garante equipamentos mais bem construídos e elaborados, levando as melhores máquinas e ferramentas até à indústria.

E quem ganha com tudo isso são os consumidores, pois terão acesso a produtos de qualidade padronizada e com muito mais segurança.

E a segurança também é garantida aos profissionais envolvidos nos mais variados processos industriais, pois estarão manuseando máquinas fabricadas com todo o cuidado que foi posto nas peças, detalhadamente fabricadas pela qualidade que só a usinagem pode oferecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *