3 equipamentos industriais que modificam a temperatura

Em uma indústria, muitos são os equipamentos específicos, com funções complexas. São tantos detalhes e tanta diversidade que, muitas vezes, nos perdemos nessa maré de opções. Isso envolve desde máquinas pequenas, como uma balança de precisão, até grandes ferramentas.

Para compreender um pouco melhor sobre o dia a dia de algumas indústrias, vamos falar sobre três equipamentos que podem alterar a temperatura ambiente ou de algum processo.

1. Bico aspersor

Antes de falarmos sobre o bico aspersor em si, precisamos falar sobre a torre de resfriamento. Isso, porque esses dois equipamentos estão diretamente ligados.

A torre tem a função de remover o calor de algum local e transferi-lo para a atmosfera. Normalmente, para que isso aconteça, as torres utilizam água para esse objetivo.

É aí que o bico aspersor entra. Ele atua mantendo o equilíbrio da temperatura dentro de uma torre de resfriamento.

Portanto, de maneira geral, a função do bico é realizar o controle do ambiente e da temperatura e melhorar a irrigação do local.

Existem mais de um tipo de bicos aspersores e eles mudam dependendo do seu objetivo final. Algumas de suas aplicações que podemos citar são:

  • Torres de resfriamento;
  • Lavadores de gases;
  • Irrigação de grandes áreas;
  • Agropecuária;
  • Agroindústria.

Assim, para cada tipo de finalidade, o bico aspersor pode ser diferente. Apesar de terem, todos, a mesma função, pode ser que seu tamanho, formato ou material sejam outros.

2. Enchimento para torre de resfriamento

Da mesma forma que o bico aspersor, o enchimento para torre de resfriamento atua no mesmo local. A função, inclusive, é parecida: remover o calor do ambiente, porém de uma maneira mais acelerada. A forma de fazer isso é aumentando o tempo de contato entre o ar e a água.

Para esse objetivo, existem dois tipos de enchimento: o filme e o respingo. O primeiro tem a função de espalhar a água por meio de um filme bem fino. Ele é normalmente utilizando em grandes áreas, ou seja, em torres maiores.

Já o enchimento do tipo respingo faz com que a água e o ar se misturem em contracorrente ou em corrente cruzada. Nesse caso, as gotas se quebram em tamanhos cada vez menores, fazendo com que o material do enchimento dure mais tempo.

A ideia é manter uma superfície úmida, onde surjam gotas para distribuir umidade. Isso faz com que a água respingue e atinja tábuas individuais.

Nesse caso, os enchimentos podem ser feitos dos seguintes materiais: aço galvanizado, poliéster com fibra de vidro e aço inoxidável.

3. Secador de ar comprimido

Outro tipo de equipamento que atua com o objetivo de alterar a temperatura de um ambiente ou de algum serviço é o secador de ar comprimido. Para compreendermos melhor como ele funciona, vamos entender, primeiro, o que é e para que serve um compressor de ar.

O compressor é utilizado em diversos serviços que conhecemos, além da indústria. Dentistas, construção civil, postos de combustível e pinturas são apenas alguns deles.

A compressão do ar faz com que a ferramenta ofereça uma quantidade contínua de ar, sendo muito útil para diversas máquinas. Porém, para que a qualidade do ar seja boa, é preciso que se utilize um secador.

A função do secador de ar é eliminar toda a umidade e água do ar, deixando-o completamente seco. Isso faz com que a qualidade do que é utilizado seja muito maior e não prejudique nenhum processo que necessite dessa atuação.

Uma das formas de secagem do ar é por refrigeração. Sendo assim, a temperatura do local também é alterada. Muitas vezes, o secador já é parte do compressor.

Porém, em outras vezes, é um acessório inserido. O ideal é verificar, sempre, antes de adquirir o produto. Caso contrário, pode haver problemas e defeitos tanto no compressor quanto na ferramenta final.

Como manter uma boa vida útil dos equipamentos

Os três equipamentos citados neste texto, para terem uma boa vida útil, precisam passar por manutenções preventivas frequentes.

Uma outra forma de fazer com que durem mais é a aplicação de óleo hidráulico, a fim de lubrificar a máquina e fazer com que funcione de maneira correta.

Além disso, o ideal é sempre buscar adquirir qualquer um desses equipamentos por meio de profissionais especializados e que entendam dos assuntos. Isso pode fazer toda a diferença no processo e na utilização do material.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *